A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) prepara uma grande operação para a programação de Carnaval de Balneário Camboriú, que incluirá drones com inteligência artificial de reconhecimento facial e reforço recorde. A determinação partiu diretamente do comandante-geral, coronel Emerson Fernandes, que direcionou efetivo e equipamentos para fazer frente à expectativa de um grande público em BC – especialmente no sábado de Carnaval, quando a cantora Ana Castela fará uma apresentação gratuita na Praia Central, com o festival Agro Play.
Continua depois da publicidade
Internamente, na PM, a ação é considerada um “novo Réveillon”. Vale lembrar que o comandante-geral participou pessoalmente da operação da virada em BC ao lado do comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Rafael Vicente, que é considerado seu braço-direito no Estado.
Somente no sábado, o dia de maior movimento do Carnaval, mais de 100 policiais militares estarão empregados exclusivamente nas ações de policiamento em Balneário Camboriú. O reforço contará com o apoio de efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar, além de policiais oriundos de outras regiões do Estado e municípios do interior catarinense. A operação também terá suporte de policiamento aéreo, cavalaria, policiamento montado e equipes especializadas, ampliando a capacidade de resposta e a presença ostensiva nas áreas de maior concentração de público.
Os drones equipados com tecnologia de reconhecimento facial atuarão ao longo de toda a orla da praia, com atenção especial à área destinada aos shows e grandes eventos. A tecnologia permitirá maior agilidade no monitoramento, identificação de situações de risco e apoio às equipes em solo. Principalmente na identificação de foragidos da Justiça.
Esta é a terceira ação de esforço histórico de policiamento em Balneário Camboriú voltada ao turismo. Além do Réveillon, que é tradicionalmente o período de maior fluxo na cidade, entre novembro e dezembro, BC recebeu pela primeira vez mais de 80 alunos soldados em reforço estratégico nos desfiles de Natal.
Continua depois da publicidade

