Foi confirmado no final de semana o lançamento da licitação da obra para a construção de uma ponte em Santa Catarina que vai substituir o uso de balsa em um ponto turístico do Sul do Estado. Num ato do governo catarinense com a prefeitura de Araranguá, foi oficializado o repasse de R$ 24 milhões de recursos estaduais para o município construir a ponte de Ilhas. A estrutura vai conectar o famoso balneário de Morro dos Convento à região de Ilhas.

Continua depois da publicidade

A estrutura ficará sobre o Rio Araranguá. O projeto prevê uma ponte de concreto com 249,94 metros de extensão e 10,80 metros de largura. Trata-se, de acordo com a prefeitura, de uma construção moderna e segura, dimensionada para suportar o tráfego de veículos leves e pesados, promovendo maior eficiência no transporte local.

Veja fotos do projeto e do evento da licitação

Com o novo acesso, espera-se um expressivo aumento no fluxo de turistas, o que deve impulsionar o comércio, os serviços e a geração de empregos. A ponte também contribuirá para a valorização e o aproveitamento sustentável dos atrativos naturais e culturais da região, fortalecendo o setor turístico, conforme o município.

A travessia de balsa no local é feita em três minutos. Durante a temporada de verão, porém, esse tempo de espera poderia chegar a horas, sem falar nos momentos em que há interrupção dos trabalhos por conta das condições do rio.

O ato de lançamento da licitação, no final de semana, teve a presença do governador Jorginho Mello (PL), do prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), e outras lideranças.

Continua depois da publicidade