As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis chegam a momentos importantes neste final de 2023. Com novo prazo de entrega para até julho de 2024, os serviços terão a conclusão de etapas em dezembro. Uma delas é a conclusão da obra do viaduto de intersecção com a BR-101 em Biguaçu, que é o primeiro acesso do Contorno para quem vem do Norte de Santa Catarina em direção ao Sul do Estado. Os serviços no local estão na fase de asfaltamento (Veja imagens abaixo).

Continua depois da publicidade

Contorno Viário da Grande Florianópolis tem novo prazo: julho de 2024

A previsão de César Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, é inaugurar a estrutura até a metade de dezembro. Porém, ele ainda não ficará disponível para uso dos condutores porque faz parte do Contorno como um todo.

Além disso, é previsto para o começo de dezembro outro momento importante, que é a interligação de todo o trecho de 50 quilômetros, de uma ponta a outra. Nem tudo estará com pavimentação, mas será possível que os caminhões das obras circulem de um lado ou outro sem precisar entrar pelas comunidades adjacentes à obra. Isto deve ocorrer com a colocação da parte final de um viaduto que fará a ligação entre dois túneis, em Palhoça.

O trecho Sul, aliás, é o mais complicado. Ele fica em Palhoça e teve obras paralisadas entre junho e julho pela saída de uma das empresas do canteiro de obras. Segundo Sass, atualmente o ritmo da obra é bom e a perspectiva é positiva para a entrega até julho de 2024. Em Palhoça, de acordo com ele, existe um trecho que demandará mais tempo por conta do adensamento do solo, que é um processo que leva meses. Assim, até maio será necessário aguardar a acomodação da pista antes do asfaltamento.

Continua depois da publicidade

Em relação aos quatro túneis duplos previstos na obra, todos já estão com a escavação concluída e caminham para a instalação de equipamentos de segurança e tecnologia. O túnel 4, em São José, é o mais avançado, de acordo com Sass.

Iluminação do Contorno Viário da Grande Florianópolis

Pelo que está previsto no contrato do Contorno Viário com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a iluminação é obrigatória somente nos acessos a viadutos, elevados, trevos, etc. No entanto, a Arteris Litoral Sul já pediu à ANTT uma aditivo no contrato para a colocação de postes de luz nos 50 quilômetros. O mesmo pedido, de acordo com Sass, também inclui sistema de monitoramento eletrônico no trecho completo.

No trecho que está mais pronto do Contorno, que fica entre Biguaçu e São José, a Arteris já começou a implantação da sinalização vertical e horizontal. Estres serviços devem se intensificar no trecho nos próximos meses.

VEJA ABAIXO FOTOS DA OBRA DO CONTORNO VIÁRIO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS:

Continua depois da publicidade

Leia também:

Imagens aéreas mostram trabalho para abertura de túnel no Contorno Viário da Grande Florianópolis