Divulgada com exclusividade pela coluna na manhã desta segunda-feira (17), a troca de comando da PM-SC será nesta terça-feira (18), às 18h, no Centro de Ensino da corporação, no bairro Trindade, na Capital. O novo comandante-geral será Emerson Fernandes, de 46 anos, natural de Florianópolis. Até então, ele ocupava o cargo de chefe de gabinete do comandante-geral, Aurélio Pelozato, que vai ser substituído. O subcomandante geral será Joffrey Santos Silva, até então comandante das forças especializadas da PM.

Continua depois da publicidade

EXCLUSIVO: Emerson Fernandes será o novo comandante-geral da PM-SC

Fernandes entrou na PM-SC em março de 1997 e passou de aspirante a oficial em 2000. em formação em Direito pela Unisul e pós-graduação em Administração de Segurança Pública, além de diferentes cursos ligados à atuação policial.

Na carreira, trabalhou 11 anos no Batalhão de Operações Policiais Especiais, em três períodos distintos, como tenente, capitão e major. Foi comandante de Pelotão da Escola Superior de Formação de Oficiais e da Escola Superior de Formação de Praças, chefe de Operações do BOPE, chefe de Operações do 6º Comando Regional de Polícia Militar, em Criciúma, e subcomandante do 19º BPM, em Araranguá.

Atuou como consultor de Segurança e Treinamento Policial das Nações Unidas, em missões de paz da ONU no Timor Leste e no Sudão, por dois anos. Também foi comandante Regional da Polícia da ONU no Sudão. Passou ainda pela função de instrutor da Academia de Polícia Militar da Trindade, desde 2002, foi tutor EAD da SENASP, de 2008 a 2018, e instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Mais recentemente, ocupou o cargo de chefe da Segurança Institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina e a chefia da Casa Militar do Tribunal de Justiça, até ser levado para comandar o gabinete do comandante-geral, onde estava.