A prefeitura de Florianópolis interditou neste começo de semana um estabelecimento comercial que estaria despejando efluentes diretamente na areia da praia no Sul da Ilha. A ação ocorreu nesta segunda-feira (10), no Matadeiro, ponto conhecido pela presença frequente de surfistas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A ação, coordenada pela Blitz Sanear, com apoio da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Guarda Municipal, identificou a irregularidade, confirmando denúncias recebidas pelas equipes, que davam conta do despejo de esgoto a céu aberto no local.
Veja as fotos das praias de Florianópolis
Continua depois da publicidade
Durante a abordagem, segundo a prefeitura, a fiscalização constatou que o imóvel possuía uma caixa retentora de esgoto com um tubo extravasor conectado a um ralo pluvial, despejando efluentes diretamente na faixa de areia. Além disso, foi verificado que os ralos do restaurante também contribuíam para o mesmo ralo pluvial.
Diante das irregularidades, o local foi interditado no momento da fiscalização. A desinterdição do imóvel ocorrerá somente após uma nova inspeção e o cumprimento integral das exigências do auto de intimação, que exigem adequações como a instalação de caixas de gordura em todas as pias utilizadas para manipulação de alimentos, reparos em caixas de passagem e a destinação correta dos efluentes ao sistema de tratamento de esgoto.
Caso algum morador identifique irregularidades desta natureza, deve entrar em contato pelo Zap Denúncias da Prefeitura: 0800 808 0155 (somente mensagens). O nome do restaurante não foi divulgado.