Texto: Cristian Edel Weiss | Arte e visualização dos dados: Maiara Santos

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira, o Caixa de Dados mostrou no mapa a distribuição dos votos para presidente da República no primeiro turno das eleições 2018, que teve apenas vitória de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) nos municípios catarinenses. Nesta terça, é a vez dos candidatos ao governo de Santa Catarina. Para este cargo, entretanto, a distribuição dos votos foi mais heterogênea, com quatro candidatos vencendo em regiões distintas.

Eleições 2018: acompanhe a apuração do segundo turno em tempo real

Veja os resultados a seguir:

Gelson Merisio (PSD)

Continua depois da publicidade

Mais votado no primeiro turno, Gelson Merisio (PSD) dominou o mapa na porção que vai do Extremo Oeste catarinense à Região Sul, com algumas cidades no Vale do Itajaí e, inclusive, na região Norte, reduto do adversário Mauro Mariani (MDB). Ele venceu em 129 cidades, o que representa 43,7% dos 295 municípios catarinenses.

Foram mais de 120 cidades onde Jair Bolsonaro (PSL) venceu e seis cidades onde Fernando Haddad teve mais votos.

A maior proporção de votos foi de Treze Tílias, no Meio Oeste: 58,94%. A vitória mais magra foi em Balneário Rincão, com 29,08% dos votos válidos.

Cidades onde Gelson Merisio venceu
https://www.datawrapper.de/_/mhZJw/



Municípios onde Gelson Merisio venceu
https://www.datawrapper.de/_/xyemk/

Comandante Moisés (PSL)

Gerando surpresa ao conseguir desbancar o veterano Mauro Mariani (MDB) e disputar o segundo turno com Gelson Merisio (PSD), Comandante Carlos Moisés (PSL) venceu em 49 cidades do Estado, o equivalente a 16,6% do total, todas também vencidas por Jair Bolsonaro. Mas a concentração dos municípios onde obteve maioria de votos está na faixa leste de Santa Catarina, concentrada no Litoral Norte e no Vale do Itajaí, municípios populosos.

Continua depois da publicidade

O candidato teve a vitória mais expressiva na própria cidade, Tubarão, onde recebeu 52,14% dos votos válidos. Também venceu nas três maiores cidades do Estado: Joinville, Florianópolis e Blumenau. A vitória mais magra foi em Dona Emma, no Vale do Itajaí, com 29,52% dos votos, seguida de Florianópolis, onde teve 30,36%.

Terá o desafio no segundo turno de expandir o alcance dos votos no interior para fortalecer as chances de vitória.

Cidades onde Comandante Moisés venceu
https://www.datawrapper.de/_/WZGtV/


Municípios onde Comandante Moisés venceu
https://www.datawrapper.de/_/bpoyC/

Mauro Mariani (MDB)

Embora aparecesse tecnicamente empatado nas pesquisas com Décio Lima (PT) e Gelson Merisio (PSD), Mauro Mariani (MDB) venceu em 83 cidades, mas não foi o suficiente para garantir uma vaga no segundo turno.

Foram 77 cidades onde Jair Bolsonaro (PSL) também levou a melhor e 6 vencidas por Fernando Haddad (PT).

Continua depois da publicidade

A mancha que representa as cidades onde Mariani venceu é mais espalhada pelo mapa do que a do Comandante Moisés. Entretanto, o candidato emedebista foi melhor em cidades pouco populosas, o que não contribuiu para o resultado final.

A maior proporção de votos válidos recebidos é de Major Vieira (67,46%), no Planalto Norte. A vitória mais tímida foi em Maravilha, com 28,49% dos votos válidos.

Cidades onde Mauro Mariani venceu
https://www.datawrapper.de/_/ldllc/

Municípios onde Mauro Mariani venceu
https://www.datawrapper.de/_/siLbQ/

Décio Lima (PT)

A performance de Décio Lima (PT) é semelhante a de Mauro Mariani. O petista venceu em 34 cidades do interior, sobretudo no Oeste e no Meio-Oeste, redutos tradicionais da sigla. Foram 21 municípios em que o presidenciável Fernando Haddad (PT) também venceu e 13 em que Jair Bolsonaro (PSL) levou a melhor.

A concentração de votos foi ainda maior na divisa com o Paraná. A melhor performance foi em Coronel Martins, onde recebeu 53,27% dos votos válidos. A vitória mais apertada foi em Nova Erechim, com 28,49%.

Continua depois da publicidade

Mas como são cidades com poucos eleitores, não representaram diferença significativa na soma total. Décio ficou em quarto na corrida pelo governo do Estado.

Cidades onde Décio Lima venceu
https://www.datawrapper.de/_/Ow8hk/

Municípios onde Décio Lima venceu
https://www.datawrapper.de/_/FY6uP/

Costuras para o segundo turno

O resultado difuso das urnas mapa de SC adentro demonstram que costuras não devem ser desprezadas para garantir a vitória de Gelson Merisio ou de Comandante Moisés no segundo turno. O candidato do PSL mostra força nas cidades mais populosas, mas a candidatura de Merisio garantiu mais solidez no interior do Estado.

Destaques do NSC Total