Se 2021 foi o ano dos SUVs, tudo indica que o sucesso continue neste novo ano. Além da forte demanda reprimida, por conta das paralisações das fábricas devido à falta de peças, novos modelos estreiam nas lojas, o que vai fomentar ainda mais o segmento.

Continua depois da publicidade

Apurando com fontes do mercado e até por spoilers das próprias montadoras, elaboramos uma lista de 15 dos próximos SUVs que serão lançados. E além desta lista que vamos detalhar podem surgir mais surpresas no meio do caminho.

Chevrolet Equinox

Neste primeiro semestre, já está confirmada a chegada do novo Chevrolet Equinox, crossover grande que sempre ficou meio de escanteio no mercado. Um pouco de mudança por fora, com novos faróis e grades, mas é por dentro que a marca quer fisgar consumidores, de olho em VW Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Apoiado em conectividade, o novo Equinox terá 4G com wi-fi nativo e, entre os aplicativos, Spotify e Alexa em sua central multimídia MyLink do veículo.

Continua depois da publicidade

O motor é o mesmo do atual, 1.5 turbo de 172 cv com câmbio automático de 6 marchas.

Chevrolet Equinox 2022
Chevrolet Equinox 2022 (Foto: Chevrolet )

Caoa Chery só quer crescer

Seguindo a tendência da atualização de seu portfólio, o Tiggo 5X é esperado ainda para este trimestre com renovações externas e internas. A exemplo do Tiggo 7 Pro, que ganhou boa evolução em seus conteúdos, o 5X Pro virá bem completo em versão única, pronto para avançar no mercado e abocanhar consumidores de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e VW T-Cross, entre outros. O motor 1.5 turbo deve ser mantido, com melhorias para atender à nova legislação L7 do Proconve, o que pode alterar potência, torque e consumo.

Tiggo 5X Pro terá formas similares às do modelo chinês
Tiggo 5X Pro terá formas similares às do modelo chinês (Foto: Chery)

Outra novidade aguardada é a renovação do Tiggo 8, que deve ser batizado com o sobrenome Pro, assim como outras linhas da Caoa Chery. E o mesmo nível de upgrade dado ao Tiggo 7 deve ser esperado ao Tiggo 8, incluindo novos conteúdos de segurança, conectividade e conforto, com interior mais requintado, com credenciais para brigar com Jeep Commander e VE Tiguan. O SUV de 7 lugares deve manter o motor turbo 1.6 de 187 cv junto com o câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.

Tiggo 8 Pro vendido na Rússia dá pistas de como será o brasileiro
Tiggo 8 Pro vendido na Rússia dá pistas de como será o brasileiro (Foto: Chery)

Kia terá “pacote” de lançamentos

A sul-coreana, que anunciou um novo posicionamento no mercado brasileiro, promete quatro lançamentos para este ano, todos SUVs. Um deles é a quinta geração do Sportage, que pode vir numa versão com motor híbrido.

Outra novidade é o Niro, SUV médio, também com motor híbrido para fazer frente ao Corolla Cross. Abaixo dele, virá mais para meados do ano o Seltos, crossover compacto que compartilha a mesma plataforma do Hyundai Creta e vem para brigar com os SUVs de entrada, ficando em preço abaixo do Stonic (híbrido leve que custa R$ 149.990).

Continua depois da publicidade

Haverá ainda um elétrico, o EV6, um arrojado SUV com caída de cupê nascido elétrico, com motorização que pode ir de 170 a 584 cv e cerca de 500 km de autonomia na versão mais potente.

Kia Seltos
Kia Seltos – (Foto: Kia )
Kia Niro
Kia Niro – (Foto: Kia )
Kia EV6
Kia EV6 – (Foto: Kia )
Novo Kia Sportage
Novo Kia Sportage – (Foto: Kia )

Volkswagen Tiguan AllSpace

O novo SUV de 7 lugares já foi apresentado no México, de onde virá reestilizado e recheado de novos conteúdos, como o pacote de segurança que traz diversas assistências: alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, permanência em faixa, ACC adaptativo e frenagem de emergência, entre outros.

Sob o capô, o Tiguan Allspace deverá vir com o motor 2.0 turbo de 190 cv junto à transmissão automática de 7 velocidades. O bagageiro oferece a partir de 700 litros de espaço.

Continua depois da publicidade

Volkswagen Tiguan Allspace 2022
Volkswagen Tiguan Allspace 2022 (Foto: Volkswagen )

Direto de Araquari

A BMW já começou a vender as novas gerações dos SUVs X3 e X4 feito em Santa Catarina. Enquanto o X4 na opção xDrive 30i M Sport (com motor 2.0 biturbo de 252 cv de potência) está à venda por R$ 475.950, em fevereiro começam a chegar às lojas as versões mais caras de M40i de X3 e X4, ambos com motor de 3 litros de seis cilindros e 387 cv.

Mais esportivos e equipados, trazem na cabine duas telas de 12” do painel de instrumentos e central multimídia, teto solar, pacote completo de segurança e sistema de estacionamento automático.

Enquanto o X3 tem um visual mais tradicional, o X4 aposta em linhas mais ousadas, com caimento acentuado do teto, para acentuar sua esportividade. Faróis e lanternas de LED e rodas de 21 polegadas complementam o design.

Ambos estão disponíveis em pré-venda. O X3 M40i sai a R$ 580.950 e o X4 M40i custa R$ 603.950.

Continua depois da publicidade

BMW X3 M40i fabricado em Araquari (SC)
BMW X3 M40i fabricado em Araquari (SC) – (Foto: BMW)
BMW X3 M40i fabricado em Araquari (SC)
BMW X3 M40i fabricado em Araquari (SC) – (Foto: BMW)
BMW X4 M40i fabricado em Araquari (SC)
BMW X4 M40i fabricado em Araquari (SC) – (Foto: BMW )
BMW X4 M40i fabricado em Araquari (SC)
BMW X4 M40i fabricado em Araquari (SC) – (Foto: BMW )

Honda terá dois modelos

Depois de mexer em sua linha de hatch e sedã, a Honda, já era tempo, tem a missão de melhorar o SUV HR-V, que em outrora liderou o mercado, mas continua sendo seu best seller no país. Mesmo sem mudanças importantes desde quando foi lançado, em 2015, mantém boas vendas, ficando à frente de SUVs como Nissan Kicks, Renault Captur e Citroën Cactus. Sua terceira geração chega com uma renovação mais acentuada, seguindo as mudanças de design que recebeu nos mercados asiáticos com alguma adaptação ao mercado brasileiro.

Fabricado em Itirapina (SP), a Honda tem como opção o motor 1.5 turbo de 173 cv usado no Civic com câmbio CVT. Fontes do mercado apostam que HR-V, agora um pouco maior, suba um degrau em seu posicionamento, para brigar mais próximo do rival da Toyota.

Para atender ao público que busca um SUV mais em conta, a Honda terá uma opção ao WR-V, que deixa de ser produzido e francamente nunca foi um SUV. Um dos mais cotados a ocupar essa lacuna é um conceito apresentado recentemente em um salão da Indonésia, o SUV compacto RS Concept. Baseado na plataforma do City e com design inspirado no HR-V, tem tudo para ser produzido no Brasil e sair à frente da rival Toyota, que não explora ainda este subsegmento.

Continua depois da publicidade

Honda HR-V europeu: brasileiro deve ficar similar
Honda HR-V europeu: brasileiro deve ficar similar – (Foto: Honda)
Honda HR-V europeu: brasileiro deve ficar similar
Honda HR-V europeu: brasileiro deve ficar similar – (Foto: Honda)
 Honda RS Concept: suas linhas inspiram novo SUV compacto
Honda RS Concept: suas linhas inspiram novo SUV compacto – (Foto: Honda)
 Honda RS Concept: suas linhas inspiram novo SUV compacto
Honda RS Concept: suas linhas inspiram novo SUV compacto – (Foto: Honda)
 Honda RS Concept: suas linhas inspiram novo SUV compacto
Honda RS Concept: suas linhas inspiram novo SUV compacto – (Foto: Honda)

Fiat ainda tem carta na manga

Demorou para a Fiat bancar um SUV próprio, mas o tempo jogou a seu favor. O Pulse, mesmo custando mais caro desde seu recente lançamento, tende a ser um sucesso de vendas. A próxima cartada atende pelo codinome Projeto 376, para se posicionar acima do Pulse. A aposta é que chegue ainda neste semestre – ou pelo menos seja apresentado até junho.

Produzido sobre a plataforma modular MLA, o P376 terá uma proposta mais urbana, deixando os Jeeps (debaixo do guarda-chuva do grupo Stellantis) com propostas mais off-road. Motor 1.3 turbo de 185 cv, usado na Toro, deve ser uma das opções. Assim, leva vantagem na briga com o VW T-Cross, que tem opção 1.4 turbo de 150 cv.

Novo SUV da Fiat será baseado no conceito Fastback
Novo SUV da Fiat será baseado no conceito Fastback (Foto: Fiat)

SUVs elétricos

O ano continua forte em SUVs e parte deles será de eletrificados. Já confirmado para o Brasil, o novo BMW iX, de tração integral, exibe design diferenciado dos demais modelos em linha. É a resposta que a marca bávara dá aos Audi e-tron e Mercedes EQC.

Continua depois da publicidade

O coração totalmente elétrico do iX, movido pela bateria de quinta geração, pode vir em duas versões. Um deles, o iX xDrive 40, produz 326 cv e autonomia de 425 km. O iX xDrive 50, que rende 523 cv, alcança 630 km.

A sueca Volvo também trará um genuíno elétrico. Baseado no XC40, mas com desenho mais esportivo, o C40 Recharge possui dois motores elétricos que somam 408 cv de potência e 67 kgfm de toque. Com isso, acelera até os 100 km/h em meros 4,7 segundos. A bateria de 78 kWh lhe confere autonomia de 420 km.

Novo BMW iX
Novo BMW iX – (Foto: BMW )
Novo BMW iX
Novo BMW iX – (Foto: BMW)
Novo Volvo C40 elétrico
Novo Volvo C40 elétrico – (Foto: Volvo)