nsc
nsc

Decisão de compra

Preço é o que mais pesa na escolha do carro

Compartilhe

Carros
Por Carros
22/11/2021 - 14h46 - Atualizada em: 22/11/2021 - 14h50
Preço é o que mais pesa na decisão de compra
Preço dos carros é o que mais pesa (Foto: OLX)

Quais são os itens que mais pesam na decisão da compra de um carro? Preço, seguido por segurança, consumo, conforto e manutenção foram os mais apontados, nesta ordem, por entrevistados de uma pesquisa feita pela plataforma OLX.

Para Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX, a decisão parte de uma necessidade: uma família que cresceu ou alguém que vai rodar com aplicativo de transporte. “Fica evidente que, seja qual for a necessidade de cada um, o custo-benefício ainda é relevante na escolha do modelo e do ano do carro”, explica.

Por causa dessa preocupação e com as ferramentas online, a OLX detectou aumento de 20% nas buscas por automóveis este ano em relação a 2020 em seu site e alta de 33% na venda de carros.

A pesquisa ainda mostrou que 75% dos entrevistados anunciaram carro em sites e aplicativos de compra e venda de automóveis, 54% em redes sociais, 20% consultou amigos e parentes, 12% fez contato direto na concessionária por telefone ou pessoalmente, 9% em classificados de jornal e revista. Desses, 37% anunciaram para gerar renda extra e 24% disseram ter feito anúncio de carro durante a pandemia.

A pesquisa Brand Health Tracker 2021 ouviu 465 homens e mulheres, que conhecem sites e aplicativos de compra e venda de carros, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C.

Fatores na decisão por um modelo:

1º Preço

2º Segurança

3º Consumo

4º Conforto

5º Manutenção

6º Marca

7º Tecnologia

8º Espaço interno / porta-malas

9º Custo de seguro

Fonte: OLX

Agora importados, Audi A3 hatch e sedã ganham mais requinte

Ainda sem previsão se retomaria a produção no Paraná, a Audi lança a quarta geração do A3 nas configurações hatch e sedã. As primeiras unidades começam a ser entregues aos clientes que adquiriram os modelos em sua pré-venda.

A3 Sedan e A3 Sportback, fabricados em Ingolstadt, Alemanha, foram totalmente renovados. Além do novo design, com ampla grade frontal, grandes entradas de ar, faróis e lanternas em full LED, ambos têm novo acabamento interno e cockpit com tela de 12,3” para o motorista e multimídia de 10,1” com conexão de smartphones por fio.

Com pouco mais de 3 cm em largura e comprimento, o A3 Sportback manteve a distância entreeixos e altura. O porta-malas acomoda 380 litros de volume. 

Já o Sedan cresceu em todas as dimensões: está 4 cm mais comprido, 2 cm na largura e 1 cm na altura. O bagageiro foi mantido: 425 litros.

Há duas opções de motorização só a gasolina: 2.0 TFSI de 190 cv com transmissão automatizada de 7 marchas na versão Performance Black e 1.4 TSFI turbo de 150 cv que atua junto ao câmbio Tiptronic de 8 velocidades batizada de S line Limited.

Os modelos estão disponíveis como venda direta. Os preços partem de R$ 229.990 para as versões 1.4 S line Limited e R$ 264.990 para as 2.0 Performance Black.

General Motors contrata engenheiros

A General Motors anunciou um reforço em suas áreas de pesquisa e desenvolvimento do Centro Tecnológico. A expansão da engenharia de produtos terá a contratação de cerca de 250 engenheiros nas áreas de carroceria & estrutura, exterior, interior, chassis, motor, transmissão, eletrônica, software e simulação virtual.

Os novos contratados trabalharão no Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP), no Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba (SP), ou parceiros. Os interessados podem se inscrever na sessão Trabalhe Conosco do site da Chevrolet ou através do link nos posts do canal oficial da General Motors South America no LinkedIn.

“A expansão das áreas de pesquisa e desenvolvimento visa focar em novos produtos e tecnologias para clientes locais e de outras regiões”, afirma Ricardo Fanucchi, diretor-geral de Engenharia de Produto da GM América do Sul.

O Brasil está alinhado a outros centros da GM que funcionam nos Estados Unidos, China e Coreia do Sul. Por aqui, a montadora desenvolve, por exemplo, a nova picape compacta Montana, que vai integrar a nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker, desenvolvidas também com o protagonismo da engenharia brasileira.

Fábrica da GM em São Caetano do Sul
Chevrolet
(Foto: )

Black Week e Friday no setor automotivo

A Black Friday, mais famosa por trazer ofertas no varejo, também quer atrair compradores de carros e acessórios. Celebrada no próximo dia 26 de novembro, no Brasil as ações ganham derivações como “Black Week”, entre outras.

Esta semana, por exemplo, a rede de concessionárias Hyundai oferece redução de 5% na mão-de-obra em todos os serviços, além de filtro de combustível para quem fizer a revisão periódica.

A Citroën, por sua vez, se antecipa e dá condições especiais e bônus para versões do C4 Cactus até 23 de novembro.

Na carona da Black Friday, a Mercedes-Benz dispõe de condições especiais na venda de combos e itens de peças para caminhões e ônibus e desconto de 10% na taxa de administração do consórcio para caminhões e linha Sprinter. A linha de produtos Collection (vestuário e acessórios) também são vendidos em condições especiais, incluindo produtos da Fórmula 1 e Mercedes-AMG.

Quem procura por pneus, que tiveram preços majorados em torno de 40% este ano, pode encontrar uma trégua nas ações da Black Friday. A Dunlop oferece descontos para as compras de pneus dea automóveis, SUVs e picapes em seu site com frete grátis. No final se semana, algumas ações especiais ocorrem em seus distribuidores oficiais.

Lucia Camargo

Colunista

Carros

Carros, por Lucia Camargo. A mobilidade em nossas vidas. Tudo o que você precisa saber sobre carros e seu ecossistema: mercado, lançamentos, tendências, serviços, o que mexe com o bolso e até ajudar a escolher seu próximo veículo. lucia@viadigital.com.br

siga Carros

Lucia Camargo

Colunista

Carros

Carros, por Lucia Camargo. A mobilidade em nossas vidas. Tudo o que você precisa saber sobre carros e seu ecossistema: mercado, lançamentos, tendências, serviços, o que mexe com o bolso e até ajudar a escolher seu próximo veículo. lucia@viadigital.com.br

siga Carros

Mais colunistas

    Mais colunistas