Florianópolis

publicidade

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

Clóvis Reis

Decisão do MDB desenha cenário favorável a Napoleão Bernardes

Por Clóvis Reis

20/06/2018 - 08h35

Apoiadores de Napoleão Bernardes (PSDB) avaliam como favorável ao projeto eleitoral do ex-prefeito a definição do MDB sobre a pré-candidatura do deputado federal Mauro Mariani para o governo do Estado. Na hipótese de que os dois partidos formalizem uma coligação, a composição beneficiaria o ex-prefeito em diferentes possibilidades. Caso o PSDB não tenha a cabeça de chapa, Napoleão seria a alternativa para a vaga de vice, enquanto o senador Paulo Bauer (PSDB) disputaria a reeleição. Por outro lado, se Bauer for confirmado como candidato ao governo, o ex-prefeito teria consolidada a candidatura ao Senado. Nos dois cenários, Napoleão estaria na chapa majoritária.

Continuar lendo

Apoio do PV e presença de Amin em evento dão oxigênio ao projeto de JPK

Por Clóvis Reis

16/06/2018 - 08h20

O PV criou um fato político ao declarar apoio à pré-candidatura do deputado federal João Paulo Kleinübing (DEM) para o governo do Estado. O anúncio deu oxigênio ao projeto de JPK e lançou o embrião da aliança que sustentará o projeto, cuja viabilidade atrai a atenção de sócios de diferentes origens. A participação do deputado federal Esperidião Amin (PP) na solenidade alimentou as especulações de uma coligação com forte apelo eleitoral. Em 1990, a dobradinha Vilson Kleinübing governador e Esperidião Amin (PP) senador demonstrou força nas urnas e hoje anima os planos de quem conta com a reedição da parceria. A eventual confirmação desse acordo repercutiria profundamente nas demais negociações em andamento, especialmente no âmbito do PSD e do PSDB, respectivamente em campanha com as pré-candidaturas do deputado Gelson Merísio (PSD) e do senador Paulo Bauer (PSDB).

Continuar lendo

O remédio da política é mais política e isso exige paciência

Por Clóvis Reis

13/06/2018 - 08h05

Os empresários andam sem paciência para a política. No plano nacional, não faltam exemplos que ilustram a situação. Aqui em Blumenau também se somam alguns casos. Primeiro, os empresários foram contra o aumento no número de vereadores, depois espalharam outdoors cobrando repasse de verbas para a BR-470 e agora divulgaram uma carta que propõe a redução de servidores e recursos para a Câmara de Vereadores.

Continuar lendo

Senador Dalirio Beber é relator da LDO de 2019

Por Clóvis Reis

10/06/2018 - 14h50

O senador Dalirio Beber é o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, cujo projeto define os parâmetros e as metas para a elaboração do orçamento do ano que vem. A indicação é uma forma de reconhecimento à trajetória de Dalirio e coroa a história que ele construiu a partir do momento em que assumiu o mandato do senador Luiz Henrique da Silveira (MDB), que morreu em maio de 2015.

Continuar lendo

Desigualdade de gênero no colegiado de Blumenau

Por Clóvis Reis

06/06/2018 - 07h05

Com a nova configuração do colegiado, a secretária de Educação, Patrícia Lueders, e a presidente da Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense (Pró Família), Cristiane Loureiro, passam a ser as únicas mulheres no secretariado do prefeito Mário Hildebrandt (PSB). Em todas as demais secretarias, autarquias e fundações os titulares são homens. O desequilíbrio na representação por gênero se estende à chefia dos demais órgãos da administração, compondo um cenário que contrasta com o apelo para o aumento da representação feminina na política.

Continuar lendo

Paralisação dos caminhoneiros mostra capacidade e sobriedade de lideranças

Por Clóvis Reis

02/06/2018 - 07h45

A relativa normalidade com que Blumenau enfrentou o recente período de desabastecimento reforçou, por um lado, a capacidade gerencial do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e revelou, por outro, a sobriedade técnica do comandante local da Polícia Militar, o tenente-coronel Jefferson Schmidt. Graças à atuação de ambos, o município não parou. No caso do prefeito, a mobilização do gabinete de crise desde o início da greve dos caminhoneiros assegurou a manutenção de serviços essenciais, como o tratamento de água, o recolhimento de lixo, o transporte coletivo, a educação, a saúde, etc. Sob a liderança de Hildebrandt, a equipe do governo se entregou ao trabalho e comprovou o poder da organização.

Continuar lendo

Secretaria de Saúde gera impasse no PSDB de Blumenau

Por Clóvis Reis

29/05/2018 - 15h21

O PSDB de Blumenau não chegou a um acordo para a indicação do novo secretário de Promoção da Saúde, na vaga aberta com a saída da administradora Maria Regina Soar. O cardiopediatra Marco Antônio Bramorski (PSDB), ex-presidente da Unimed Blumenau, era o candidato favorito à vaga, mas a nomeação enfrenta resistências no partido porque aparentemente a costura da transição não passou pelo diretório tucano. A iniciativa do convite teria origem no próprio governo, sem intervenção do PSDB, o que causou o constrangimento interno.

Continuar lendo

O fim de um ciclo na prefeitura de Blumenau

Por Clóvis Reis

26/05/2018 - 11h11

Entre bancar a médica Maria Regina Soar e perder a Secretaria de Promoção da Saúde, o PSDB de Blumenau preferiu manter o espaço no governo quando percebeu que a substituição dela seria inevitável e que havia o risco de que outro partido assumisse a vaga. Nome forte da administração no primeiro mandato do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), Maria Regina tornou-se um peso político para o partido depois que se tornaram evidentes as dificuldades de relação com o atual prefeito Mário Hildebrandt (PSB). “Ela e o prefeito têm perfis diferentes”, resumiu um respeitado interlocutor do governo passado. “Em política, existem ciclos, e o dela se encerrou com um balanço francamente positivo”, justificou outro nome de destaque na administração anterior.

Continuar lendo

O fogo amigo de Napoleão Bernardes

Por Clóvis Reis

23/05/2018 - 07h05

Interlocutores próximos ao ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) dizem que o clima contagiante na base do partido assegura a candidatura dele no mínimo ao Senado. As declarações são uma resposta à versão de que o projeto do ex-prefeito teria viabilidade apenas no caso de uma chapa pura do PSDB para a disputa do governo do Estado e que, em caso de coligação, ele concorreria no máximo à Câmara Federal.

Continuar lendo

Mário Hildebrandt e o novo modelo de gestão

Por Clóvis Reis

19/05/2018 - 07h20

Passados 45 dias da posse de Mário Hildebrandt (PSB) como prefeito de Blumenau são sutis, mas visíveis as mudanças na administração do município. O novo modelo de gestão repercute especialmente do ponto de vista interno. Acostumado a noites com cinco ou seis horas de sono, Hildebrandt é um prefeito que acompanha desde cedo a atividade das secretarias e cobra respostas rápidas para as questões que encaminha. O acompanhamento de perto influencia o ritmo e o rumo dos trabalhos, imprimindo a digital do próprio prefeito na maioria das decisões. Em certo sentido a postura se assemelha à estreia de Napoleão Bernardes (PSDB) na prefeitura. No primeiro mandato, ele se encarregava pessoalmente das questões de varejo da administração. Por sua vez, na segunda gestão, a assessoria de uma equipe experiente permitiu que Napoleão se dedicasse às questões estratégicas do governo e projetasse a carreira política – mudança de perspectiva que Hildebrandt terá a metade do tempo para adotar, caso alimente as mesmas expectativas do antecessor.

Continuar lendo
Exibir mais
Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação