Navegue por

publicidade

publicidade

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

Clóvis Reis

Hora do recomeço para políticos e entidades de Blumenau

Por Clóvis Reis

20/10/2018 - 08h10

Blumenau entrou na atual eleição com três ex-prefeitos na disputa ao governo de Santa Catarina, um cabeça de chapa e dois vices. A oportunidade na sucessão local era o argumento que eles utilizaram para não concorrer ao Senado ou à Câmara Federal. Contados os votos, o município terminou sem representante em Brasília e corre o risco de ficar sem a cobiçada vaga em Florianópolis. A aposta custou caro a Blumenau, que sai menor desta eleição.

Continuar lendo

PSL trabalha articulação para Blumenau contar com deputado federal no próximo mandato

Por Clóvis Reis

17/10/2018 - 08h05

Blumenau terá representante em Brasília no ano que vem. Quem anuncia é o deputado estadual eleito Ricardo Alba (PSL). Segundo ele, o partido articula uma solução para que o suplente Rui Godinho assuma a vaga na Câmara Federal no próximo mandato. Godinho fez 56.785 votos, enquanto o último deputado eleito pelo PSL somou 60 mil votos. Alba não dá detalhes da engenharia política que permitiria a ascensão do aliado, mas diz que em breve será anunciada a decisão.

Continuar lendo

Derrotas em série do PT, PSD e PSDB em Blumenau

Por Clóvis Reis

10/10/2018 - 07h05

O PT, o PSD e o PSDB de Blumenau saem como grandes derrotados desta eleição. O PT perdeu as vagas de deputado estadual (Ana Paula Lima) e deputado federal (Décio Lima), o PSD ficou sem um deputado estadual (Jean Kuhlmann), enquanto o PSDB não conta mais com o senador (Dalírio Beber) e queimou o filiado mais promissor (o ex-prefeito Napoleão Bernardes). O tempo passará fatura para os três na eleição para a prefeitura.

Continuar lendo
Foto: Mauro Pimentel, AFP

Um furacão chamado Bolsonaro

Por Clóvis Reis

07/10/2018 - 22h10

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) passou por Santa Catarina como um furacão categoria 17. Além da expressiva votação pessoal, o desempenho dele influenciou fortemente a eleição no Estado, impulsionando a candidatura do Comandante Moisés (PSL) ao governo do Estado, de Lucas Esmeraldino (PSL) ao Senado, de Ricardo Alba (PSL) à Assembleia Legislativa, entre outros. A força e fidelidade do eleitor do PSL criaram novas lideranças políticas e desbancaram representantes tradicionais. Em Blumenau, a principal vítima desse processo foi o ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), candidato a vice-governador apeado do segundo turno e com limitadas opções para as próximas eleições.

Continuar lendo

Influência da eleição presidencial no pleito em Santa Catarina

Por Clóvis Reis

03/10/2018 - 11h33

Às vésperas da eleição para presidente, a principal dúvida do processo sucessório é a influência que o fenômeno Jair Bolsonaro (PSL) exercerá na escolha do governador e dos deputados de Santa Catarina, um Estado onde o presidenciável lidera com folga as intenções de voto. Nas pesquisas divulgadas até aqui, se observou um descolamento entre a disputa nacional e o cenário local. Entretanto, por iniciativa dos próprios candidatos ao governo, os dois processos se sobrepuseram nas últimas semanas.

Continuar lendo

O isolamento do PT nas eleições em Santa Catarina

Por Clóvis Reis

29/09/2018 - 08h05

Confirmadas as atuais tendências de pesquisa, a eleição ao governo de Santa Catarina será decidida pelas chapas do MDB/PSDB e do PSD/DEM. Nesta hipótese, o voto dos eleitores do PT, terceiro colocado, selaria o resultado do segundo turno. Entretanto, pelo rumo dos acontecimentos, nenhuma das alianças que lidera a disputa sinaliza interesse numa aproximação com os petistas na parte final da eleição.

Continuar lendo

Estratégia de candidatos nas redes sociais explica enxurrada de mensagens no WhatsApp

Por Clóvis Reis

26/09/2018 - 09h40

Especialista em redes sociais virtuais, o professor Moisés Cardoso faz um cálculo assombroso sobre as estratégias de comunicação adotadas nesta campanha eleitoral: com 20 profissionais administrando 30 chips de telefone, cada um deles com 20 grupos de WhatsApp com 256 integrantes, atinge-se 3 milhões de eleitores. Se o texto ou vídeo sensibilizar 10% dos destinatários, são 300 mil voluntários trabalhando para o candidato. A estimativa explica a enxurrada de propaganda nos celulares.

Continuar lendo

Candidatos a vice de Blumenau assumem compromissos menos badalados da campanha

Por Clóvis Reis

23/09/2018 - 16h26

Com participação marginal na propaganda e na agenda da campanha, os candidatos a vice-governador João Paulo Kleinubing (DEM) e Napoleão Bernardes (PSDB) mantêm uma rotina típica do cargo para o qual concorrem, distantes da badalação midiática que cerca o dia-a-dia dos cabeças-de-chapa. Os compromissos vão de caminhadas na periferia a almoço com líderes religiosos e visita a entidades beneficentes. As atividades de corpo a corpo não têm muito glamour, mas são importantes na estratégia eleitoral das coligações e principalmente na afirmação do carisma dos próprios candidatos. O capital amealhado nas ruas será fundamental para a carreira de ambos, sejam vencedores ou derrotados no atual processo sucessório. Os dois precisarão de votos na próxima eleição, não importa o cargo para o qual concorram.

Continuar lendo
Exibir mais
Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação