publicidade

Navegue por

publicidade

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

Clóvis Reis

Governo do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) não atravessa um bom momento

Por Clóvis Reis

10/12/2018 - 19h26

O governo do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) não atravessa um bom momento político. A crise na Câmara de Blumenau é o principal sintoma das dificuldades. A disputa pela presidência embaralhou a relação com a base aliada, repercutindo na tramitação das matérias de interesse da administração. Uma série de fatores conduziu ao desgaste, entre os quais se destacam três. O principal deles é o próprio estilo do prefeito.

Continuar lendo

"Os vereadores e a prefeitura de Blumenau prestaram um desserviço à democracia"

Por Clóvis Reis

05/12/2018 - 06h00

Os vereadores e a prefeitura de Blumenau prestaram um desserviço à democracia ao realizar uma sessão surpresa na qual aprovaram um projeto de lei cuja votação seria apenas no próximo ano. A manobra fere de morte a credibilidade dos envolvidos. Qual a razão para acreditar no que eles digam nos próximos dois anos, diante de tamanha dissimulação. Há tanto tempo no jornalismo, não lembro de situação parecida na história política local, excetuando-se rocambolescas digressões quase folclóricas perto do que se viu desta vez. Não me refiro aos votos em si, eles são parte do jogo do poder, mas questiono a maneira como a matéria entrou em votação. Tanto quem votou a favor, como quem se posicionou de modo contrário tem responsabilidade. Por que os vereadores que votariam contra não se retiraram de plenário? Por que não suspenderam a sessão? Para que servem, afinal, tantos subterfúgios legais do regimento interno? Ou os dissidentes são ingênuos, ou cúmplices da decisão. Leia mais Em sessão extraordinária, vereadores aprovam projeto que retira FGTS de servidores temporários Blumenau não merece uma representação que atue desse modo, sorrateira, oblíqua, em completa falta de sintonia com os valores democráticos, como é o princípio da publicidade e da transparência nos atos da administração pública, para citar apenas um. Desta vez os interessados se mancomunaram para retirar direitos dos professores. Sabe-se lá o que podem fazer amanhã para aprovar o que mais lhes passe pela cabeça. Agindo de maneira tão condenável, os políticos demonstram que não entenderam nada do que aconteceu nas recentes eleições, quando velhas raposas levaram uma surra nas urnas, inclusive aqui em Santa Catarina, onde um novato desbancou os favoritos ao governo do Estado e outro recém-chegado foi o candidato mais votado para a Assembleia Legislativa. Na ocasião, o eleitor preferiu a aposta na possibilidade, ao invés da certeza representada pelas receitas que não funcionam mais. O prefeito e os atuais vereadores de Blumenau podem ser os próximos a perder os respectivos mandatos, em 2020. Pelo que fizeram no começo da semana, correm o risco de que a população lhes dirija um sonoro qué se vayan todos daqui a dois anos.

Continuar lendo

Polêmica de projeto afeta relação entre governo e base aliada na Câmara

Por Clóvis Reis

01/12/2018 - 13h00

O governo saiu derrotado com a mudança no regime de tramitação de projetos na Câmara de Blumenau. A decisão do plenário demonstra como a disputa pela presidência embaralhou a relação com a base aliada. Entre os votos contrários à gestão, destaque para o vereador Bruno Cunha (PSB). O vereador Ricardo Alba (PSL) fez um pronunciamento duro contra o governo. A ausência do prefeito Mário Hildebrandt (PSB), em férias, amplia o vácuo na relação institucional. Leia mais Projeto que reduz gratificação para diretores e muda contratos de ACTs será melhor discutido Questionamento O deputado estadual eleito Ivan Naatz (PV) anuncia que questionará na Assembleia Legislativa a remuneração de servidores aposentados que assumam cargo no governo do Estado. Caso o valor da aposentadoria somado ao vencimento da pasta ultrapasse o teto constitucional, ele defende que o nomeado faça a opção entre um salário e outro. Indicação A prefeitura indica nesta segunda-feira a área na qual aplicará a emenda impositiva que o deputado Ismael dos Santos (PSD) apresentará ao orçamento do Estado. Há expectativa de que as verbas sejam investidas na área de educação. Historicamente, Ismael é o deputado que destina o maior volume de recursos para o município.

Continuar lendo

Diretor pede exoneração e MP investiga licitação da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana

Por Clóvis Reis

30/11/2018 - 21h03

O Ministério Público começa nesta segunda-feira a oitiva das pessoas citadas no inquérito civil que apura a denúncia de que a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana teria fraudado uma licitação para pavimentar duas ruas no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. O promotor Gustavo Mereles considera os depoimentos fundamentais para a reconstituição dos fatos e a definição dos próximos passos da investigação. A denúncia de suposta irregularidade surgiu no contexto da disputa para a presidência da Câmara de Vereadores e azedou a relação entre o governo e os dois candidatos que se digladiam pelo apoio da gestão, Alexandre Matias (PSDB) e Almir Vieira (PP). A administração considera que atualmente a candidatura de ambos está politicamente inviável e trabalha na viabilização de uma alternativa. Os episódios recentes se somam a outras denúncias de corrupção na prefeitura, todas que teriam origem na administração anterior, condição que coloca em dúvida o futuro da relação com o PSDB e outros sócios da coligação que venceu a eleição de 2016. Na sexta-feira, o diretor geral da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Robinho Soares (PR), pediu exoneração. Recém-chegado à pasta, o secretário Michael Raul Schneider (PP) está agora com duas diretorias vagas.

Continuar lendo
Crédito: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense, BD, 29/10/2018

Pedido de CPI para investigar denúncias em obras tem quatro assinaturas em Blumenau

Por Clóvis Reis

27/11/2018 - 19h14

Já tem quatro assinaturas a proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de Blumenau para apurar as denúncias de que a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana supostamente teria fraudado uma licitação para pavimentar duas ruas no bairro Escola Agrícola. O caso está sob investigação do Ministério Público. Com a CPI, os vereadores querem descobrir se os envolvidos teriam aplicado o método em outras obras.

Continuar lendo

MP apura denúncia de suposta fraude em pavimentação de ruas

Por Clóvis Reis

23/11/2018 - 19h39

O Ministério Público instaurou um inquérito civil público para apurar a denúncia de que a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana teria fraudado uma licitação para pavimentar duas ruas no bairro Escola Agrícola. A promotoria não identificou no Portal da Transparência a autorização para a realização de tais benfeitorias. Segundo a ordem de serviço, os trabalhos custaram R$ 17 mil. Porém, a investigação suspeita de fraude no documento.

Continuar lendo
Exibir mais
Clóvis Reis

Clóvis Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação