nsc
    nsc

    Portos

    Bolsonaro confirma Porto de Itajaí entre as prioridades do governo para privatização

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    15/06/2020 - 06h43 - Atualizada em: 15/06/2020 - 17h55
    Presidente Jair Bolsonaro
    Presidente Jair Bolsonaro

    O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais, neste domingo (14), que o Porto de Itajaí está entre as prioridades do governo federal para a desestatização. O Ministério da Infraestrutura definiu que o leilão ocorrerá no terceiro trimestre de 2022.

    “Destacam-se o arrendamento de 7 terminais portuários, desestatização do Porto de Itajaí/SC, Aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN e mais”, informou o presidente.

    O Porto de Itajaí pertence à União, mas tem a gestão municipalizada. No ano passado, o prefeito Volnei Morastoni e a Superintendência do Porto de Itajaí manifestaram concordar com a inclusão do terminal entre as prioridades do governo.

    Presidente Jair Bolsonaro no Twitter
    Presidente Jair Bolsonaro no Twitter
    (Foto: )

    O leilão do porto já está em fase de estudo de viabilidade desde abril – o prazo para conclusão do levantamento é de 28 meses.

    Há uma grande expectativa sobre o modelo de desestatização que será adotado. Há um pedido da prefeitura de Itajaí para que seja entregue à iniciativa privada toda a operação e do porto, mas que a gestão ainda tenha participação municipal.

    O modelo poderia desburocratizar os processos, sem abrir mão da relação entre o porto e a cidade. Especialistas defendem que esse modelo, com a operação privada mas sob controle público, é o que funciona em quase todos os países do mundo – e nos maiores portos do planeta. É diferente de uma entrega de “porteira fechada”, em que a empresa que vence a concorrência passa a ter total controle sobre o bem público.

    Há uma sinalização do governo federal de que aceitará a sugestão de Itajaí. O modelo de privatização, no entanto, só deve ser conhecido após o término do estudo de viabilidade.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas