Bombeiros encontram no mar mochila do piloto do avião que desapareceu no Litoral

Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina divulgou no fim da manhã deste sábado ter localizado, no mar, uma mochila que pertence a José Ubirajara Moreira da Silva, 68 anos, piloto da aeronave que desapareceu na sexta-feira quando sobrevoava a região entre Itapema e Navegantes. A mochila foi localizada na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, sete quilômetros mar adentro.

Continua após a publicidade

Os objetos foram reconhecidos por familiares, segundo os bombeiros, via mensagens de celular. Havia uma cuia de chimarrão, escova de cabelo e um boné, que pertencem ao piloto.

Os Bombeiros delimitaram uma área de buscas de 25 quilômetros quadrados, considerando as condições de ventos e de ondulação. Com a localização da mochila em Balneário Camboriú, a operação passou a se concentrar na área que vai da Praia Central ao limite com Itapema.

Continua após a publicidade

O ultraleve, modelo Conquest 180 com prefixo PU-OGL, é considerado uma aeronave experimental por não ter homologação. O avião decolou às 11h de sexta-feira do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, e tem apenas o piloto a bordo. A aeronave veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não possui base fixa em Santa Catarina. O piloto decolou na sexta com destino a Itanhaém, em São Paulo.

O último contato dele com a torre de comando informou que estava a cerca de nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, sobre o mar _ possivelmente sobrevoando Balneário Camboriú. Segundo informações extraoficiais, cerca de 20 minutos após a decolagem o piloto teria avisado a torre que havia perdido referência visual do voo.