Uma carreata "comemorou", no início da noite desta quinta-feira (26), o anúncio do Governo de Santa Catarina sobre o plano gradativo de retomada da economia, a partir de segunda-feira (30), que resultará no afrouxamento gradual da quarentena provocada pela pandemia de coronavírus no Estado. Dezenas de veículos participaram do buzinaço pela Avenida Brasil e Avenida Atlântica, apesar de ainda estarem vigentes as restrições de movimentação e a orientação para que as pessoas permaneçam em casa.

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar não informou se agiu para conter a movimentação. A prefeitura de Balneário Camboriú também não informou se o grupo fez alguma solicitação oficial para a mobilização pelas ruas.

Embora a decisão do governo permita a reabertura de bancos, comércio, bares e restaurantes, a partir da próxima semana, isso ocorrerá com restrições. Uma delas é a limitação de público. Atividades sociais, como ir à praia, eventos, festas ou churrascos, por exemplo, continuam proibidas. A orientação do governo é que, quem puder, deve permanecer em casa.

Número de casos sobe

A "comemoração" ocorre após Santa Catarina ter chegado, nesta quinta, aos 149 casos confirmados de covid-19. Há 10 pessoas internadas em UTIs.

Continua depois da publicidade

Mais da metade dos pacientes diagnosticados no Estado tem entre 30 e 59 anos. De acordo com o protocolo atual, só são testados pacientes que chegam às unidades de saúde com sintomas mais graves causados pelo coronavírus, como febre e falta de ar.

Na quarta-feira (25), Santa Catarina registrou a primeira morte por covid-19. A vítima foi um homem de 86 anos.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total