nsc
nsc

Urbanismo

Como o escritório de Jaime Lerner pretende mudar a cara de Balneário Camboriú

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
25/01/2020 - 11h35 - Atualizada em: 25/01/2020 - 16h51
Balneário Camboriú (foto: Lucas Correia, Arquivo NSC)
Balneário Camboriú (foto: Lucas Correia, Arquivo NSC)

A prefeitura de Balneário Camboriú assinou esta semana contrato de R$ 1,3 milhão com o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, para a criação de um masterplan. Trata-se de uma diretriz, uma proposta de modelo de crescimento para a cidade daqui para a frente.

Balneário Camboriú tem desafios. É o município com maior densidade populacional de Santa Catarina – são 2,3 mil habitantes por quilômetro quadrado. Florianópolis, por exemplo, tem 929 moradores por quilômetro quadrado. E Joinville, a maior cidade do Estado, tem 457.

Ocorre que 44% dos habitantes de Balneário Camboriú se concentram em uma área diminuta, ao longo da Praia Central. Há espaço para desenvolvimento planejado e sustentável nos 14 bairros da cidade, especialmente na parte Sul – e é isso que o escritório paranaense, um dos mais reconhecidos do país, tentará equalizar.

Marcos urbanísticos

O momento é especialmente importante para Balneário Camboriú, com a previsão de inauguração do Centro de Eventos – um dos maiores do Sul do país – ainda este ano. Parece lógico que a cidade cresça em direção ao empreendimento. Bairros como Nova Esperança e São Judas deverão ser diretamente afetados. A área é também onde a prefeitura pretende executar um parque tecnológico, uma nova opção de matriz econômica para uma cidade que, hoje, depende essencialmente do turismo e da construção civil.

- Precisamos de um planejamento que ordene o crescimento da cidade em seus mais variados aspectos, mantendo a identidade, requalificando e ordenando as áreas para onde a cidade vai crescer, revitalizando espaços e criando novos atrativos, tudo isso com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente – disse o prefeito Fabrício Oliveira, ao lançar o projeto.

O principal foco de atenção, na primeira etapa do trabalho de elaboração do masterplan, que deve durar sete meses, são as margens do Rio Camboriú. Fabrício fala em valorização e criação de marcos urbanísticos, para toda a cidade.

Rodovia é obstáculo

Entre os obstáculos à mobilidade urbana de Balneário Camboriú – um dos itens que serão avaliados pelo escritório de urbanismo - está a BR-101, que separa o Centro e a maioria dos bairros que ainda demandam desenvolvimento. Rubens Spernau, ex-prefeito e hoje assessor da Secretaria Municipal de Planejamento, considera a rodovia o principal desafio:

- É a grande ferida na mobilidade urbana de Balneário, um obstáculo na ligação com o município de Camboriú, que cresce demais. Embora tenha trazido um desenvolvimento fantástico para os municípios litorâneos, é nosso grande funil.

Inspirado em Curitiba

Jaime Lerner, que dá nome e respaldo ao escritório paranaense, não participou da solenidade de assinatura. A arquiteta e urbanista Valéria Bechara, sócia de Lerner, disse que trabalhar com um território já bastante ocupado, como Balneário Camboriú, é desafiador. O objetivo dos arquitetos será encontrar novas fronteiras de ocupação – e Curitiba, de alguma forma, estará presente nas propostas a serem apresentadas.

- Curitiba foi um grande laboratório para todos nós. (onde foi aplicada a) grande maioria dos conceitos com os quais a gente trabalha, de identidade, sustentabilidade, mobilidade, diversidade. Curitiba é sempre um laboratório, adaptado a cada uma das cidades, interesses e vocações de territórios que a gente projeta.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Últimas do colunista

Loading interface...
Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas