nsc
    nsc

    Pandemia

    Estado notifica hospitais para que reativem leitos de UTI Covid imediatamente

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    02/12/2020 - 08h01
    Atendimento a pacientes de Covid-19
    Atendimento a pacientes de Covid-19 (Foto: Piero Cruciati, AFP)

    A Secretaria de Estado da Saúde notificou todos os hospitais de Santa Catarina para que reativem imediatamente todos os leitos de UTI que foram disponibilizados para tratamento de pacientes com Covid-19. Há 180 leitos que ainda precisam de reativação, de acordo com a contagem desta terça-feira (1).

    > Santa Catarina supera Rio de Janeiro e é o 4º estado com mais casos de covid-19 na pandemia

    O Ministério Público também foi acionado para que cobre dos hospitais a reabertura dos leitos em cada uma das regiões. Este é o segundo aviso enviado aos hospitais nas últimas semanas - o Estado já havia encaminhado ofícios, mas a maioria das unidades não cumpriu a determinação.

    > Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

    O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, diz que em outubro quase 300 leitos foram inutilizados no Estado de forma 'unilateral' - ou seja, sem que houvesse concordância do Estado. Ele afirma que foram disponibilizados equipamentos e recursos financeiros para a manutenção dos leitos.

    - Se tivessem sido mantidos, nossa taxa de ocupação não passaria de 75%. Estamos vendo hoje regiões com 98%, perto de 100% - diz o secretário.

    > Moisés e prefeitos vão decidir sobre medidas contra o coronavírus em SC

    Ao acionar o MP, a Secretaria de Saúde quer dividir a responsabilidade pelo controle da pandemia em Santa Catarina. Hoje, um acordo judicial exige que o Estado tome as rédeas diante da falta de ação dos municípios - o que deve ser discutido em uma reunião no fim da tarde, conforme adiantou o colega Anderson Silva.

    Dois assuntos principais estarão na pauta. Além das ações imediatas, que devem incluir novas restrições e reforço de fiscalização, será debatido o início de um plano de contingência para o verão que se aproxima. 

    Reportagem de Cristian Weiss mostrou, nesta terça, que Santa Catarina já é o quarto estado do país em contaminações pelo novo coroanvírus. O Estado ultrapassou o Rio de Janeiro. Estamos atrás apenas de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. 

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas