nsc
    nsc

    Decisão

    Itajaí cancela Festa da Tainha por falta de peixes e em solidariedade à pesca industrial

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    12/06/2019 - 09h34 - Atualizada em: 12/06/2019 - 09h58
    Festa da Tainha em 2018
    Festa da Tainha em 2018 (Foto: Divulgação)

    A prefeitura de Itajaí anunciou o cancelamento da 11ª Festa da Tainha, que estava marcada para 29 de junho e fazia parte da programação de aniversário da cidade. O comunicado afirma que a decisão é em solidariedade aos profissionais da pesca industrial, que teve a safra suspensa por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Itajaí tem o maior polo pesqueiro do país, e a maior frota industrial de cerco – tipo de embarcação usada na captura industrial.

    A nota afirma que “a administração municipal reconhece a importância da safra da tainha para inúmeras famílias de Itajaí, que possui o maior polo pesqueiro do Brasil, e, inclusive, esteve com representantes em Brasília participando de tratativas para tentar reverter a decisão judicial que impossibilita hoje a captura da espécie”.

    Além de reconhecer o problema para um importante setor da economia da cidade, há outro impedimento para a realização da Festa da Tainha: a falta do peixe. Sem a captura industrial, a oferta de tainhas é reduzida. A festa, tradicionalmente, oferecia tainhas gratuitamente.

    A prefeitura informou que avalia a possibilidade de oferecer auxílio aos pescadores e suas famílias durante este período.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas