nsc
    nsc

    Conduzida pelo STF

    Luciano Hang é alvo de operação contra fake news da Polícia Federal

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    27/05/2020 - 06h41 - Atualizada em: 27/05/2020 - 14h03
    Inquérito das fake news é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes (foro: Carlos Moura, STF)
    Inquérito das fake news é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes (foro: Carlos Moura, STF)

    A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (27), 29 mandados de busca e apreensão que fazem parte do inquérito das fake news, conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Há alvos em Santa Catarina e também em outros estados - Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

    Pelo menos três mandados foram cumpridos nas cidades de Balneário Camboriú e Brusque, em endereços que pertencem ao empresário Luciano Hang. Ele nega envolvimento com a divulgação de notícias falsas.

    O inquérito está sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, e apura a divulgação de notícias falsas e ameaças contra membros do STF e seus familiares. A investigação foi aberta em março de 2019.

    Durante a crise causada pela troca de comando na PF - e a consequente demissão do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a equipe de delegados que conduz o inquérito das fake news e o das manifestações antidemocráticas fosse mantida nas apurações, mesmo com a saída de Maurício Valeixo da direção da Polícia Federal. O mesmo grupo de delegados é responsável pelas duas investigações.

    Entre eles está Fábio Mertens, que atuou em Santa Catarina e coordenou uma das maiores operações de combate ao tráfico internacional de drogas nos portos do Estado. Em 2017, a Operação Oceano Branco desarticulou uma quadrilha formada por três diferentes grupos criminosos, que enviava grandes quantidades de cocaína à Europa por meio dos portos de Itajaí e Navegantes.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas