nsc
    nsc

    Portos

    Maior navio que já navegou no Brasil faz manobra em SC; veja vídeo

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    18/06/2020 - 10h29 - Atualizada em: 18/06/2020 - 12h41
    Navio APL Paris em Navegantes
    Navio APL Paris em Navegantes

    A manobra do navio APL Paris, o maior navio de contêineres que já atracou na costa brasileira, foi acompanhada com atenção nesta quarta-feira. O gigante, com 347,4 metros de comprimento, girou 180o na nova bacia de evolução do Rio Itajaí-Açu. Foi a sexta manobra desse tipo autorizada pela Marinha do Brasil.

    Imagens feitas pelo prático Alexandre Gonçalves da Rocha mostram o giro do navio. O movimento foi acelerado oito vezes.

    A escala do APL Paris na Portonave, em Navegantes, não estava programada - foi um "extra call", no jargão do setor portuário. A embarcação, com bandeira de Singapura, veio da República Dominicana. Desembarcou contêineres vazios, para abastecer o mercado brasileiro de exportação. E levou contêineres carregados com cargas frogorificadas e madeiras. De Navegantes, o navio partiu para a Ásia.

    A Portonave foi escolhida por ser um dos únicos portos do Brasil que tem condições operacionais e infraestrutura aquaviária para receber o gigante. A abertura da nova bacia de evolução, que permite a manobra de embarcações com até 350 metros, viabilizou a manobra.

    O APL Paris coloca Navegantes, e o Complexo Portuário do Itajaí-Açu, definitivamente na rota dos gigantes. Só no ano passado, enquanto as obras da bacia de evolução não haviam sido concluídas, a Portonave perdeu 30 escalas de navios porque as embarcações estavam acima dos limites de manobras.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas