nsc
    nsc

    Meio ambiente

    Mais de 200 animais marinhos são encontrados mortos em uma semana no Litoral

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    17/09/2018 - 17h42
    Golfinho foi encontrado morto em Balneário Camboriú no domingo (Foto: Divulgação Guarda Municipal)

    O número de animais marinhos mortos nas praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, resgatados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, chegou a mais de 200 em apenas uma semana. Desde segunda-feira passada foram recolhidos pinguins, tartarugas, golfinhos e lobos-marinhos em uma quantidade acima do normal.

    Embora o número de resgates seja tradicionalmente alto no Estado _ são 10 animais mortos por dia _ as estatísticas dos últimos dias fogem aos padrões.

    A veterinária do projeto, Tiffany Emmerich, diz que ainda há dúvidas sobre a causa do aumento repentino. A principal hipótese é de que mais animais tenham aparecido mortos nas praias devido às condições do mar, que estiveram bastante agitadas. É possível que a mortandade esteja dentro dos limites “normais”, mas que as correntes tenham trazido um maior número à orla.

    O pesquisador André Barreto, que coordena o projeto, diz que essa variação é diferente de anos anteriores, mas como o monitoramento é recente _ começou em 2015 _ ainda é cedo para dizer se é um fenômeno cíclico ou, de fato, está ligado às condições ambientais deste ano. Entre os animais que passaram por necropsia, muitos apresentaram sinais de interação com pesca e lixo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas