Navegue por

publicidade

Dagmara

Monte Sião e Nova Canaã

Navegantes começa a atender famílias que deixarão áreas de ocupação

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
10/08/2018 - 09h06 - Atualizada em: 10/08/2018 - 09h06
Foto: Lucas Correia, Arquivo

A prefeitura de Navegantes centralizou no Centro de Referência em Assistência Social do Bairro São Paulo (Cras) o atendimento aos moradores das comunidades Monte Sião e Nova Canaã que decidiram solicitar passagem de ônibus ou transporte de móveis antes da data limite de desocupação, no dia 23 de agosto. No primeiro dia, cinco famílias pediram o auxílio com a mudança.

Esta semana uma reunião entre a Polícia Militar, o Ministério Público, a prefeitura e órgãos estaduais discutiu a operação de retirada dos moradores. O juiz Charles Giacomini, da 3ª Vara Federal de Itajaí, determinou que a prefeitura de Navegantes ofereça um local para receber os desalojados. O abrigo, que será montado em um galpão às margens da BR-470, deverá funcionar por 30 dias.

A decisão judicial determinou também que o abastecimento de água e luz para a comunidade sejam cortados na próxima segunda-feira, 13 de agosto _ 10 dias antes da desocupação. No entendimento do magistrado, a falta de energia elétrica, em pleno inverno, deve apressar a saída da maioria das famílias, o que reduziria a tensão na operação de retirada definitiva. O abrigo já estará disponível a partir dessa data.

As duas comunidades têm cerca de 800 famílias, muitas delas vivendo no local desde 2014. Parte das áreas foi desapropriada pela prefeitura há anos, com verba federal, para que a Infraero amplie o Aeroporto de Navegantes. Outra parte do terreno, que é particular, aguarda indenização do poder público e também servirá para a ampliação do terminal.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação