Navegue por

publicidade

Dagmara

Navegantes

Operação descobre cocaína em contêineres carregados com cascas de amendoim

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
29/10/2018 - 16h47 - Atualizada em: 29/10/2018 - 19h08
Foto: Fabiano Correia, Arquivo Pessoal

Uma operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Federal descobriu um carregamento de cocaína em meio a uma carga de cascas de amendoim, que sairia da Portonave, em Navegantes, com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. Pelo menos 10 contêineres foram separados para verificação. No total, 449 quilos da droga foram aprendidos.

O delegado Alex Biegas, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Itajaí, diz que a carga foi identificada por meio de cruzamento de dados entre os dois órgãos federais. Os contêineres passaram por cães farejadores e scanner antes de serem abertos para verificação física.

A polícia não divulgou de onde veio a carga, nem se faz parte de alguma investigação anterior.

_ Vamos agora identificar quem é o proprietário, como foi feito o transporte e quem seria o destinário _ diz o delegado.

Os envolvidos poderão responder por tráfico internacional e associação para o tráfico de drogas.

Esta é a primeira apreensão de drogas feita este ano no Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes. Em setembro, a Polícia Federal apreendeu cerca de uma tonelada que estava escondida em uma casa no Bairro São João, em Itajaí, e que seria enviada ao exterior por via portuária.

Contêiner vistoriado
Contêiner vistoriado
(Foto: )

Em outubro do ano passado, uma operação da Polícia Federal desarticulou um grupo que enviava cocaína ao exterior por meio dos portos catarinenses. Em um ano e meio, as investigações resultaram na intercepção de mais de 1 toneladas de cocaína, em parceria com a Receita.

Apreensões nos portos em Santa Catarina:

2016

8 de novembro

900 quilos de cocaína foram encontrados em meio a uma carga de madeiras na Portonave, em Navegantes. O destino era a Bélgica.

17 de outubro

1096 quilos de cocaína encontrados em meio a um carregamento de abacaxis em calda, que seria enviado de Navegantes para a Espanha.

11 de outubro

40 quilos de cocaína importada da China são interceptados no Porto de Itapoá. A droga estava oculta num fundo falso do contêiner.

10 de outubro

300 quilos de cocaína são encontrados pela Receita Federal em Navegantes, em meio a bobinas de aço que seriam exportadas para o Porto de Livorno, na Itália.

6 de maio

811 quilos de cocaína são localizados escondidos em blocos de granito, que seriam levados de Navegantes para a Espanha.

2017

24 de janeiro

645 quilos de cocaína são encontrados em bolsas, embarcadas em um contêiner carregado com madeira no Porto de Itapoá.

30 de janeiro

Receita Federal localiza 20 bolsas contendo 370 quilos de cocaína na Portonave, em Navegantes. A droga estava embalada em 336 peças e estava a caminho do Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação