nsc
nsc

Turismo

Primeiro navio da temporada de cruzeiros chega a Balneário Camboriú

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
28/11/2018 - 10h55 - Atualizada em: 28/11/2018 - 18h01
Foto: Diorgenes Pandini

O navio MSC Fantasia, com mais de 4 mil passageiros e tripulantes a bordo, despontou por volta das 10h no horizonte de Balneário Camboriú e deu início à temporada de cruzeiros no Estado. Até o fim do verão, os navios serão porta de entrada para mais de 120 mil turistas em Santa Catarina em 38 paradas _ o mesmo número de escalas do ano passado. A previsão era de aumento, mas Porto Belo, que deveria receber 18 escalas, segundo a Secretaria de Turismo, teve apenas oito confirmadas pelas operadoras de cruzeiros.

A assessora técnica da Secretaria de Turismo de Porto Belo, Regiane Gonzalez, credita a desistência a uma desaceleração de mercado devido à economia. De fato, a média de gastos por passageiro, a cada escala, reduziu no último verão de R$ 559 para R$ 515, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) _ ainda assim, é o dobro do que gasta por dia um turista comum.

Mas a diferença no volume de gastos e a manutenção da quantidade de escalas devem ser compensadas em Santa Catarina pela maior oferta de leitos. Nesta temporada, os sete transatlânticos que vão operar na costa brasileira têm espaço para 15% mais passageiros do que no verão passado.

Em Balneário Camboriú, que estreou no circuito nacional no ano passado, o número de escalas aumentou 50%. A cidade continua a ser a novidade no mercado de cruzeiros brasileiro, e atrai turistas como o casal de aposentados Pedro e Vera Lúcia Della Libera, que embora já conhecessem Balneário Camboriú, viram pela primeira vez a Praia Central a bordo de um navio.

_ Sempre viemos de carro, de avião. É uma emoção muito grande vir de navio, a cidade é maravilhosa, é diferente. Ficamos emocionados _ disse Vera.

O casal aproveitou a passagem pela cidade para visitar, de surpresa, a família da irmã, que vive em Balneário Camboriú. Gente como eles é minoria: uma pesquisa feita pela Secretaria de Turismo de Balneário mostrou que, para a maioria dos turistas que chegam de navio, esse é o primeiro contato com a cidade. Como a nutricionista Geane dos Santos, que veio do interior de São Paulo.

_ Achei a cidade linda, bonita mesmo. É melhor do que eu esperava.

No verão passado, 98% dos turistas ouvidos disseram que querem voltar a Balneário Camboriú e permanecer mais dias na cidade. Essa é, para os operadores do turismo, a principal vantagem econômica das paradas de cruzeiros.

_ É um negócio espetacular para o Estado. Os passageiros descem e têm sete horas de degustação do destino, é como um canapé. Uma entrada. Muitos saem com forte desejo de retornar, e quando retornam se hospedam, ficam mais tempo, contratam passeios _ diz Antônio Carlos Lopes, o Cacau, que opera excursões pela região para os turistas que chegam a bordo dos navios.

Entre os casos mapeados, há turistas que vieram na escala-teste de Balneário Camboriú, em abril do ano passado, e que depois compraram apartamento na cidade.

_ É um legado muito grande para a economia, com um público que talvez não viesse de outra forma _ comenta o secretário interino de Turismo de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira.

Na escala desta quarta-feira, cerca de 200 pessoas compraram pacotes para roteiros que incluem Blumenau, Ilhota, Penha e um city tour por Balneário Camboriú. No alto verão, o índice chega a 20% do total de passageiros, que fica em torno de quatro mil pessoas.

O navio MSC Fantasia permanecerá fundeado em Balneário Camboriú até o fim da tarde. Depois segue para Porto Belo, onde os turistas passarão o dia nesta quinta-feira.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Últimas do colunista

Loading interface...
Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas