O Ranking Connected Smart Cities, divulgado anualmente pela consultoria Urban Systems, traz Balneário Camboriú como a cidade mais segura do Brasil. A pesquisa, que indica os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, não leva em conta índices absolutos de crimes como assaltos ou furtos – mas considera o monitoramento de áreas de risco, número de assassinatos, mortes no trânsito, investimento em segurança e número de policiais por habitantes.

Continua depois da publicidade

O destaque ficou no investimento per capita: para cada morador, Balneário Camboriú investiu o equivalente a R$ 310 no último ano. Entra na conta o custo da Guarda Municipal, que tem novos servidores em treinamento e em breve chegará a um efetivo de 170 agentes – a maior guarda municipal do Estado.

A classificação serve como ativo na "venda" da cidade como destino turístico. Balneário Camboriú subiu três colocações desde 2018 – no ano passado, era a 4ª no país em segurança pública.

Mais policiais

No item segurança, a pesquisa traz em segundo lugar, depois de Balneário Camboriú, a cidade de Santana do Parnaíba (SP). Em terceiro está Campos do Jordão (SP), com um número que chama atenção em relação à quantidade de policiais militares. São 132 para cada 100 mil habitantes. Em Balneário, são 53.

Capital é destaque

O levantamento da Urban Systems avaliou 700 municípios brasileiros, em diversos aspectos. A cidade de SC melhor classificada no ranking foi Florianópolis, em 7º lugar. Entre as 20 primeiras da lista também estão outras três catarinenses: Joinville (15º), Itajaí (16º) e Balneario Camboriú (17º). A segurança, no entanto, é o único item em que uma cidade catarinense está no topo da lista. Em tempo: a cidade melhor classificada no país, no ranking geral, foi Campinas (SP).

Continua depois da publicidade

Governança

O Estado também se destaca em Governança, item que avalia transparência, participação social, nível de desenvolvimento municipal e nível de formação do gestor da cidade. Balneário está em 2º lugar, seguida por Blumenau (4º) e Itajaí (5º).

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Destaques do NSC Total