nsc
    nsc

    Julgamento virtual

    Três de cinco ministros do STF consideram constitucional o pedágio de Bombinhas

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    07/11/2019 - 10h05 - Atualizada em: 07/11/2019 - 17h26
    Pedágio de Bombinhas
    Pedágio de Bombinhas

    O julgamento virtual do recurso que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou contra a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não terminou. Mas já é possível ver o voto de três dos cinco ministros que formam a Segunda Turma, responsável pelo caso. Todos votaram pela constitucionalidade do pedágio.

    Os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin acompanharam o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, que negou o recurso do MPSC. Os demais membros da Segunda Turma, ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello, têm até a meia-noite desta quinta-feira para publicarem o voto.

    O teor do voto da ministra relatora só se tornará público depois que o julgamento estiver encerrado. Em agosto, a ministra Cármen Lúcia já havia se manifestado em uma decisão monocrática (individual), em que também negou o recurso do MPSC. Na ocasião, afirmou que já há jurisprudência reconhecendo a constitucionalidade de taxas parecidas.

    No recurso ao STF, o MPSC afirma que a TPA de Bombinhas fere a Constituição Federal e a do Estado de Santa Catarina ao cobrar uma taxa que não oferece, em troca, um serviço específico a ser prestado pelo poder público - como prevê a legislação. Também aponta para tratamento desigual entre contribuintes, uma vez que há isenções de pagamento previstas na TPA e prazo limitado de cobrança, entre novembro e abril.

    O autor, procurador de Justiça Rogê Macedo Neves, afirma que é preciso evitar a multiplicação de tributos “que, a pretexto de garantia de mecanismos de proteção ao meio ambiente, acabam por não se enquadrar no conceito constitucional de taxa, além de restringir a circulação de pessoas e bens”.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​

    Leia mais:

    Traficante gaúcho é preso em Bombinhas com mais de 17 mil dólares em casa

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

    Acesse as últimas notícias do NSC Total

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas