nsc
    nsc

    Pandemia

    UFSC não acatará ordem do MEC para retomar aulas presenciais em janeiro

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    02/12/2020 - 11h39
    UFSC, em Florianópolis
    UFSC, em Florianópolis (Foto: Felipe Carneiro, Arquivo)

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não atenderá a instrução normativa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), que determina o retorno às aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. A UFSC pretende manter a previsão de aulas remotas até maio do ano que vem, quando terminará o segundo semestre de 2020.

    > MEC determina volta às aulas presenciais a partir de janeiro

    A decisão foi tomada em uma reunião, nesta manhã, e deve ser comunicada oficialmente pela universidade durante a tarde. O entendimento é de que a ordem do MEC contraria a ciência, que vem embasando as decisões até agora, e desconsidera a complexidade da estrutura da universidade.

    > Santa Catarina supera Rio de Janeiro e é o 4º estado com mais casos de covid-19 na pandemia

    A tendência é que outras federais também desconsiderem o que diz o MEC e mantenham aulas remotas. Há possibilidade, inclusive, de buscar essa garantia na Justiça. 

    > Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

    Pela manhã a Apufsc, associação que reúne os professores da UFSC, publicou uma nota em que relata “revolta” e “preocupação” com a determinação do MEC. A entidade ressalta que o país vive uma reaceleração de contaminações e mortes causadas por Covid-19 e que o retorno às aulas, como quer o MEC, significa "jogar a favor do vírus e de sua letalidade, e não propriamente a favor da educação das pessoas". 

    > Moisés e prefeitos vão decidir sobre medidas contra o coronavírus em SC

    A Apufsc também questiona o protocolo que o Ministério afirma que as universidades teriam que seguir com o retorno às aulas presenciais. "Fala em protocolo de biossegurança sem dizer claramente o que isso significa, que medidas devemos tomar e que apoio pretende dar às universidades para um eventual retorno às atividades presenciais". 

    Santa Catarina é um dos estados com mais casos de coronavírus no Brasil. Na terça-feira (1), ultrapassou o Rio de Janeiro e chegou ao quarto lugar no ranking nacional, com 372.545 casos notificados de Covid-19.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas