nsc
    nsc

    Construção civil

    Verticalização das praias agrestes de Balneário Camboriú volta à discussão 

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    22/01/2020 - 09h35 - Atualizada em: 22/01/2020 - 14h08
    Movimento nas redes sociais diz não à verticalização das praias agrestes (foto: Reprodução)
    Movimento nas redes sociais diz não à verticalização das praias agrestes (foto: Reprodução)

    O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa Brava, na região da Interpraias, em Balneário Camboriú, volta a discutir nesta quarta-feira (22) à noite novos parâmetros construtivos para as praias agrestes - área que inclui Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro, Estaleirinho e Praia do Pinho. Nas redes sociais, uma movimento pede apoio contra as alterações e alerta para os riscos da verticalização da região.

    Além do número de pavimentos dos prédios, com possibilidade de até qautro andares no Estaleiro e no Estaleirnho, a discussão inclui a taxa de ocupação do solo e de aproveitamento dos terrenos, que pode permitir, nas próximas décadas, uma ocupação de mais de 70 mil moradores. É praticamente metade da população atual de Balneário Camboriú.

    A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, que preside o Conselho Gestor da APA, diz que esses novos parâmetros são mais restritivos e inspirados em três propostas diferentes, apresentadas pela associação de moradores, por empresa contratada por recomendação do Ministério Público, e pelo resultado do plebiscito feito no ano passado.

    Mas moradores contrários às mudanças reclamam que as taxas de ocupação são mais permissivas do que quando a APA ainda não havia sido instituída. Creditam isso à formação do Conselho Gestor, onde é muito forte a presença da indústria da construção civil e do mercado imobiliário.

    Na semana passada, a proposta de limite de três andares para prédios em Taquaras e na Praia do Pinho foi rejeitada. Hoje, serão votados os quatro andares em Estaleiro e Estaleirinho. A reunião do Conselho Gestor começa às 19h, na sede da Associação de Moradores do Estaleiro.

    Participe do meu canal do Telegram e receba o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas