nsc
nsc

Portos

Vídeo mostra como agem caminhoneiros que colocam drogas em contêineres em SC

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
06/10/2020 - 09h17 - Atualizada em: 06/10/2020 - 10h49
Tentativa de inserir droga em contêiner
Tentativa de inserir droga em contêiner (Foto: Reprodução)

Imagens de câmeras de monitoramento, que fazem parte das investigações da Polícia Federal, mostram como agiam os caminhoneiros que “contaminavam” contêineres com cocaína nos portos de Itajaí e Navegantes. Os motoristas, que trabalham no transporte de cargas para os terminais, aproveitavam a facilidade de acesso aos portos para conseguir embarcar a droga para o exterior. O esquema é investigado pela Operação Intrusão, deflagrada pela Polícia Federal em Itajaí nesta terça-feira (6).

Nas imagens, captadas pelo circuito interno do Porto de Itajaí, o motorista simula um problema mecânico e para o caminhão. Em seguida, manobra para se aproximar do contêiner que onde seria colocado o carregamento de cocaína.

Sabendo de antemão onde há pontos cegos nas câmeras, o motorista e um auxiliar abriram o contêiner – mas, segundo a PF, a carga caiu sobre eles. O contâiner foi abandonado aberto, e a cocaína não foi inserida na carga naquela oportunidade.

O delegado Thiago Giavarotti, responsável pela operação, diz que os terminais têm colaborado com as investigações. Nesta terça-feira, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra um funcionário da APM Terminals, empresa que opera o Porto de Itajaí, e contra um ex-funcionário da Portonave, em Navegantes, além de quatro caminhoneiros que teriam sido aliciados.

Segundo Giavarotti, o esquema é comum no tráfico internacional de drogas, e se vale das informações privilegiadas que partem de funcionários de portos. O esquema desarticulado nesta terça resultou na apreensão de 1,5 tonelada de cocaína em dois anos de investigações.

A Polícia Federal tem buscado meios de aumentar a segurança nos terminais do Estado. A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), que é presidida pelo delegado Thiago Giavarotti em Santa Catarina, determinou desde o início do ano que todos os caminhões que entram nos postos do Estado sejam inspecionados.

Nos últimos meses, a guarda portuária interceptou dois caminhões, em Imbituba e Itajaí, que tentavam entrar nos terminais com mais pessoas na cabine, além do motorista – o que é proibido.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas