nsc
nsc

Educação

Prefeito de Criciúma anuncia: todas as crianças na escola, hino nacional e pizza

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
16/05/2021 - 15h48
Salvaro anuncia novidades para os alunos de uma escola
Salvaro anuncia novidades para os alunos de uma escola (Foto: Reprodução)

Parecia ser apenas uma visita do prefeito de Criciúma à Central da Merenda Escolar na tarde da última sexta-feira (14). Mas ali, diante de algumas dezenas de crianças, de servidores do órgão e da Escola Municipal Carlos Wecki, Clésio Salvaro (PSDB) fez um anúncio. 

— A partir do dia 1º de junho, todas as crianças das nossas escolas municipais devem voltar para as salas de aula. A escola é o lugar da criança, as crianças devem ir para a escola. Os pais devem levar as crianças. Escola sem criança não vale a pena — comentou, enquanto era observado por professores, alunos e pelo vice-prefeito Ricardo Fabris (PSD) e pelo secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Assista, no vídeo, a conversa de Salvaro com os estudantes na sexta-feira:

Salvaro reforçou que as escolas oferecem merenda de qualidade, uniforme e todas as condições sanitárias para que as aulas sejam assistidas com tranquilidade, mesmo diante da pandemia de Covid-19. 

A rede municipal de ensino vem adotando, desde outubro de 2020, o modelo híbrido de aulas, com um percentual de crianças em sala de aula e as demais, a maioria, em sistema remoto, em casa. Como em muitos lugares, em Criciúma também há uma divisão de opiniões entre os pais sobre a volta das crianças às escolas, enquanto ainda persiste a preocupação com o coronavírus.

Hinos e pizza nas escolas

No mesmo comentário, Salvaro informou que as crianças deveriam, antes de entrar em sala de aula, cantar os hinos nacional e de Criciúma. E uma novidade de cardápio das escolas também. Ocorre que a visita de sexta à Central de Merenda serviu para que as crianças da Escola Carlos Wecki, do Bairro Cidade Mineira Nova, experimentassem o novo prato a ser servido nas escolas: pizza. 

— Isso, agora além de todas as crianças irem para as escolas, os pais deverão leva-las, as crianças também vão cantar os nossos hinos e vão, uma vez por mês, comer pizza na escola — revelou. O próprio Salvaro estava com uma fatia de pizza na mão enquanto fazia o anúncio, e as crianças, também servidas, estavam a saborear enquanto ouviam o prefeito.

Sala de aula com poucos alunos e regras de distanciamento
Sala de aula com poucos alunos e regras de distanciamento
(Foto: )

Salvaro reforça as novidades

Em um vídeo publicado neste domingo nas suas redes sociais, Salvaro detalhou as medidas. — Eu passei, com o vice-prefeito, nas 66 escolas escolas, e ficamos tristes ao perceber que havia poucas crianças nas escolas — salientou. Mas Salvaro não chegou a referir, ainda, como a Secretaria de Educação fará para gerir a presença de todos os alunos na escola garantindo o necessário distanciamento entre os estudantes. 

Ele confirmou que as execuções dos hinos com os mais de 20 mil estudantes da rede municipal ocorrerão sempre no início do turno de aulas nas segundas-feiras. — Nossos hinos são tão bonitos né, as crianças têm que cantar — finalizou.

Abaixo, o vídeo publicado neste domingo pelo prefeito:

Covid em Criciúma

Conforme o boletim divulgado neste domingo (16) pela Vigilância em Saúde do município, Criciúma conta com 862 casos ativos de Covid-19, uma redução em relação aos últimos dias, quando chegou a estourar os 1 mil positivados. Mas o índice ainda coloca a cidade em segundo lugar em Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, que conta com mais de 1,4 mil casos ativos.

Criciúma tem 464 óbitos confirmados e registrou, desde o início da pandemia, 31.142 casos, recuperando 29.817 pacientes. Atualmente são 173 pacientes internados em Criciúma, são 156 confirmados para Covid e, destes, 58 encontram-se em leitos de UTI e 98 em leitos clínicos.

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas