nsc
nsc

Vagas na UTI

Com 100% de ocupação nos leitos de UTI na Serra, mais 20 novos leitos estão previstos para a próxima semana

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
17/07/2020 - 13h00
Hospital Nossa Senhora dos Prazeres recebeu 10 monitores e 10 respiradores para os novos leitos de UTI COVID
Hospital Nossa Senhora dos Prazeres recebeu 10 monitores e 10 respiradores para os novos leitos de UTI COVID (Foto: Fotos: Ari Junior, Ary Barbosa de Jesus Filho e Pablo Gomes)

A falta de vagas nas UTIs COVID e geral nos dois hospitais de Lages, Tereza Ramos e Nossa Senhora dos Prazeres, que são os únicos para atender os 18 munícipios da Serra Catarinense, acendeu o alerta. Juntos os dois hospitais têm 19 leitos de UTI COVID e 20 leitos de UTI geral, todos ocupados. Diante da situação a Secretaria Municipal de Saúde disse que vai trabalhar com o governo do estado para colocar em funcionamento mais 20 novos leitos de UTI Covid, nos dois hospitais até a próxima semana.

“A gente tem até o final da semana que vem no máximo, os 20 leitos habilitados, já em funcionamento. Mesmo sem habilitação, eles estando prontos para funcionar, com profissionais para dar suporte já entrarão em funcionamento. O município vai custear os hospitais para manter esses leitos até as habilitações”, afirma o Secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo.

::SC atinge 75% de ocupação de leitos de UTI, pior índice registrado na pandemia de coronavírus

O dinheiro que será utilizado vem de recursos recebidos do governo federal para o enfrentamento da pandemia, já foram cerca de R$ 18 milhões recebidos até agora. A direção das duas unidades diz que a principal dificuldade para colocar os leitos em funcionamento é a contratação de profissionais. Nesta sexta-feira (17), está acontecendo no hospital Nossa Senhora dos Prazeres, um processo seletivo para a contratação de 30 técnicos de enfermagem e enfermeiros. Já no hospital estadual Tereza Ramos, os profissionais devem ser disponibilizados pela Secretária de Saúde do Munícipio.

“A gente apresentou uma proposta com o governo do estado ontem pra que a gente possa tá fornecendo o credenciamento que nos atende hoje de UPA e hospital de Triagem para estender ao hospital Tereza Ramos, pela dificuldade de contratação. Para que eles possam estar utilizando os nossos profissionais lá também”, explica o secretário de saúde de Lages.

Hospital Nossa Senhora dos Prazeres recebeu respiradores

Respiradores foram entregues pelo governo estadual na manhã desta sexta-feira (17)
Respiradores foram entregues pelo governo estadual na manhã desta sexta-feira (17)
(Foto: )

O governo do estado entregou nesta sexta-feira (17) de manhã, 10 respiradores e 10 monitores para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Os equipamentos serão utilizados para a abertura de novos 10 leitos de UTI COVID.

Já o Hospital Estadual Tereza Ramos tem 13 respiradores parados desde maio.

Os equipamentos foram entregues, mas nenhum leito novo foi habilitado. Mas, em reunião com o prefeito de Lages, Antonio Ceron e o secretário de Saúde, Claiton Camargo, a direção da unidade garantiu que dez leitos de UTI Covid entrarão em funcionamento em uma antiga ala do hospital. Segundo o diretor do Hospital Tereza Ramos, Fábio Lage, os leitos já estão sendo preparados e a contratação e remanejamento dos profissionais da saúde que irão atuar no funcionamento destes novos leitos já está sendo realizada.

::MP cobra que prefeitos do Sul de SC cumpram quarentena e Justiça busca conciliação

A Serra tem 700 casos confirmados da doença, segundo o relatório estadual. Até semana passada a situação na região estava mais controlada, mas nos últimos dias o número de casos por aqui aumentou mais de 30%.

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas