nsc
nsc

Golpe nas redes sociais

Hotéis de lazer são alvo de golpes; através de páginas falsas golpistas tentam enganar clientes

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
19/10/2020 - 10h26
Pousadas estão denunciando páginas fakes nas redes sociais; golpistas tentam clonar aplicativos de conversa dos clientes
Pousadas estão denunciando páginas fakes nas redes sociais; golpistas tentam clonar aplicativos de conversa dos clientes (Foto: Eduarda Demeneck)

Hotéis de Lazer estão sendo alvo de golpistas na Serra Catarinense. Em pelo menos três cidades da região Lages, Urubici e Bom Jardim da Serra, pousadas foram vitimas de páginas fakes nas redes sociais, tentando clonar o WhatsApp de clientes. Os golpistas enviam mensagem para os clientes dizendo que tem uma promoção ou que estão com desconto de 50% nas diárias e pedem para que as pessoas enviem dados como o nome e o número de telefone. Depois enviam outra mensagem dizendo que para participar daquela promoção ou ter desconto na diária é preciso que enviem o código que chegou no celular da pessoa. Quem envia esse código tem o WhatsApp clonado. Segundo o delegado regional, Fabiano Schimitt essa é uma prática antiga com uma nova forma de aplicar o golpe.

“Muitos indivíduos estão migrando para o crime digital, isso é uma coisa que nós estamos percebendo. O que tem sido feito quando o recebimento do registro, quando há informações depósito de conta corrente ou mesmo de Whatsapp, há formalização do inquérito policial e a postulação de algumas medidas solicitando quebra de sigilos para se chegar autoria”, explica o Delegado Regional.

Golpistas se passam pela pousada para tentar clonar aplicativos de conversa
Golpistas se passam pela pousada para tentar clonar aplicativos de conversa
(Foto: )

Segundo a polícia civil, o importante é que mesmo que a pessoa não caia no golpe que ela faça a denúncia. O registro pode ser feito através da delegacia virtual. A principal dica é ligar para o estabelecimento para ver se realmente o que está sendo oferecido é verdade e jamais passar códigos pelo celular. A tendência é que esses crimes aumentem ainda mais, criminosos estão aproveitando esse momento em que muitas famílias querem viajar para aplicar os golpes. As pousadas estão se mobilizando para avisar os clientes, as páginas são muito parecidas porém o número de seguidores é bem menor, as páginas falsas já foram denunciadas. 

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas