Navegue por

publicidade

Estela

Economia

Abertura de empresas cresce 25% no Estado

Compartilhe

Por Estela Benetti
16/05/2018 - 02h45 - Atualizada em: 16/05/2018 - 09h02

O empreendedorismo se destaca em Santa Catarina nesta fase de crescimento baixo da economia do país. No primeiro quadrimestre deste ano a Junta Comercial do Estado (Jucesc) registrou a abertura de mais de 40 mil novas empresas, o que representa um acréscimo de 25% frente aos mesmos meses do ano passado.

Nesse levantamento prévio, a Junta não especificou o tipo de negócio, mas se a média do ano passado for mantida, mais de 70% são CNPJs de Microempreendedores Individuais (MEIs). Durante todo o ano passado, a Jucesc registrou a abertura de 96,5 mil novos negócios e desse total, 72 mil, o equivalente a 74%, eram de microempreendedores individuais.  

Leia também: Cresce número de microempreendedores individuais em Joinville

Nos primeiros quatro meses, Florianópolis registrou o maior número de empresas, 3.944. Em segundo lugar ficou Joinville com 3.319 e depois veio Blumenau, com 2.159. Como Joinville é maior que Florianópolis, dá para concluir que registrou menos empresas do que a Capital porque teve maior oferta de empregos formais no período. 

Segundo o governador Eduardo Moreira, a administração estadual vem adotando medidas para que o ambiente de negócios melhore e assim o Estado se torne mais competitivo para novos empreendedores.

 

Veja também: O que Michel Temer fará em Santa Catarina nesta quarta-feira 

PGR pede abertura de inquérito para investigar Paulo Bauer

 

 

Ministro visita fábrica de queijo

queijpo
(Foto: )

Após reuniões com lideranças do agronegócio em Chapecó e visita a São Miguel do Oeste, o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, esteve no município de Guaraciaba onde conheceu a Gran Mestri, maior fábrica de queijo premium duro da América Latina. Pôde conferir como o setor está conseguindo fazer produtos semelhantes aos italianos. Novacki (C ) esteve acompanhado do secretário de Agricultura do Estado, Airton Spies (E). A comitiva, com mais integrantes, foi recebida pelo fundador e presidente da empresa, Acari Menestrina (D). O industrial que ainda este ano vai inaugurar mais uma fábrica no complexo de Guaraciaba para produzir os queijos provolone e gorgonzola. 

 

Centro de Inovação para junho  

centro
(Foto: )

O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, que integra a série de 13 lançados pelo governo do Estado ainda no primeiro mandato do ex-governador Raimundo Colombo, será inaugurado no início de junho pelo governador Eduardo Moreira. Será o segundo a abrir as portas. O primeiro foi o Orion Parque, inaugurado em junho de 2016 em Lages. Na terça-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Adenilso Biasus (C), o diretor de Desenvolvimento de Ciências, Tecnologia e Inovação da secretaria, Jean Vogel (E) e o chefe de gabinete da pasta Michell Sombrio (D) fizeram uma visita de vistoria ao novo prédio que está sendo finalizado. Na última entrevista em que anunciou corte de pessoal, Moreira disse que os projetos dos centros de inovação não terão corte de verbas. Os mais avançados, que podem ser abertos este ano, são os de Tubarão, Brusque, Itajaí e Joaçaba. 

 

Leia outras publicações de Estela Benetti

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação