A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) recebeu nesta terça-feira (2) em Paris, o prêmio Startup Ecosystem Star 2025, na categoria Best-in-class Startup Programs. É um reconhecimento para organizações que apoiam o desenvolvimento da inovação e é considerado um dos principais prêmios mundiais do setor. No evento, a entidade foi representadada pelo presidente da associação, Diego Brites Ramos.
Continua depois da publicidade
Esta premiação reconhece a Acate como um dos ecossistemas mais eficientes do mundo para o desenvolvimento de startups, promovendo um ciclo virtuoso que inclui a geração de negócios, formação de talentos e atração de investimentos.

– Esse prêmio é resultado de um esforço coletivo que envolve empresas, organizações parceiras, instituições de ensino, poder público e milhares de profissionais que fazem parte da nossa história. O reconhecimento da ICC mostra que este modelo colaborativo que construímos em Santa Catarina inspira boas práticas no mundo inteiro. Representamos o Brasil levando inovação para o exterior e criando condições para que pequenas e médias empresas ampliem sua atuação global – ressaltou o presidente da Acate, Diego Brites Ramos, de Paris
Em 2024, por exemplo, mais de 150 empresas do ecossistema de SC foram conectadas a potenciais parceiros e investidores estrangeiros, observou Ramos. O trabalho da Acate está apoiando startups, pequenas e médias empresas para avançar em mercados globais por meio de programas de aceleração, softlanding, matchmarking e missões internacionais.
Quem organizou o evento foi a International Chamber of Commerce (ICC), que também sediou a premiação. Teve apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), da Comissão Europeia e da Microsoft, mais parceira da Mind the Bridge, plataforma global de inovação aberta do Vale do Silício.
Continua depois da publicidade
A premiação da ICC contemplou 54 ecossistemas de mais de 25 países. Do Brasil, além da Acate, também foi premiado o Distrito de Inovação de São Paulo, na categoria Top Talent & Research.
O evento teve, também, celebração da décima edição do Corporate Startup Stars (CSS) Awards, que reconhece as empresas com as melhores iniciativas de Open Innovation do mundo. O Banco do Brasil foi uma das 100 empresas selecionadas numa lista que teve gigantes como a Nvidia, Google, Engie, ArcelorMittal, Volkswagen e Carrefour.
A Acate informa que com esse prêmio do Startup Ecosystem Star está iniciando nova etapa de cooperação com a ICC. O objetivo será avançar em programas que auxiliem empresas brasileiras a se prepararem para operar globalmente. No ano que vem, a associação faz 40 anos e colocou como desafio ajudar empresas para que avancem mais na internacionalização.

