publicidade

Estela

Economia em alta

Arrecadação tributária de maio foi 20,5% maior em relação ao mesmo mês do ano passado

Compartilhe

Por Estela Benetti
15/07/2019 - 17h00 - Atualizada em: 15/07/2019 - 17h03

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) divulgou o boletim econômico de junho, com análise do economista da pasta, Paulo Zoldan. Ele destaca que a arrecadação tributária de maio cresceu 20,5% frente ao mesmo mês do ano passado, no acumulado do ano subiu 16,1% e nos últimos 12 meses, acumulou alta de 15,7%. O salto de maio foi fora da curva porque a comparação é com maio de 2018, mês da greve dos caminhoneiros, quando a economia parou 10 dias. Frente ao mês anterior, abril, a receita tributária caiu 1,4%. Considerando a receita corrente líquida, que resta para o Estado, a alta acumulada em 12 meses ficou em 11,5% devido à queda de outras receitas correntes.

Para prefeituras

A Federação dos Municípios (Fecam) informa que está procurando parceiros com soluções inovadoras para gestão pública nas áreas de saúde, educação, resíduos sólidos e políticas sustentáveis. O objetivo é aproximar essas empresas de gestores públicos na feira que será realizada simultaneamente ao Congresso de Prefeitos, de 24 a 26 de setembro, na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis. Há espaços para 60 parceiros privados e 10 alianças com setores públicos. Até agora, 54% dos estandes foram comercializados.

Pauta dos incentivos

O relator do projeto de lei 174 sobre a convalidação dos incentivos fiscais do Estado, deputado Marcos Vieira, agendou para esta segunda-feira (15) a votação na Comissão de Finanças e Tributação e para a quarta-feira, no plenário. Mas o coordenador do Comitê de Defesa da Competitividade da Economia de SC, Marcelo Petrelli, defende que a Alesc deixe para votar em agosto o projeto porque o Confaz prorrogou o prazo de convalidação até 31 de agosto. Ele acredita que será possível esclarecer mais impactos negativos de mudanças de incentivos para a economia de SC.

Gráficas

Abigraf-SC / Divulgação
(Foto: )

O Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica, realizado pela Abigraf/SC, foi revelado quinta à noite e teve vencedores em 40 categorias. A seleção foi da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). Segundo o presidente da Abigraf/SC, Cidnei Barozzi, a qualidade dos trabalhos inscritos mostra que o setor está crescendo em qualificação e sendo reconhecido pelo seu arrojo e excelência. A Gráfica Rocha, de Palhoça, foi a maior vencedora com nove troféus. O diretor Fernando Rocha (C), que recebeu os prêmios ao lado do gerente executivo Rodrigo Rocha (E) e do gerente de produção Eduardo Carvalho da Silva (D), disse que essas conquistas foram possíveis com inovação e excelência

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade