A Aurora Alimentos, cooperativa central de Chapecó, concluiu as negociações para a compra da estrutura de produção de aves do Grupo Agrodanieli, de Tapejara, Rio Grande do Sul. O negócio inclui aquisição de dois frigoríficos que somam diariamente abate 205 mil aves, fábrica de subprodutos, fábrica de rações e incubatório. Com essa aquisição, a Aurora eleva a produção de 1 milhão de aves/dia para 1,205 milhão de aves/dia, o que representa um acréscimo de 20,5%.

Continua depois da publicidade

O valor da compra não foi revelado e ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O negócio incluiu também uma estrutura de armazenagem de grãos com capacidade para 110 mil toneladas.

Aurora adquire planta da Chapecó Alimentos em Xaxim

A mudança da gestão será em maio. Como a Aurora está no sistema cooperativo, os produtores integrados da Agrodanieli se tornarão sócios de cooperativa agropecuária do sistema da coopercentral catarinense. Os 2 mil trabalhadores das unidades adquiridas serão contratados pela Aurora, que tem hoje quadro de 35.214 trabalhadores.

Esse é mais um passo da Aurora no Noroeste do RS, que fica ao lado do Oeste catarinense. Entre Chapecó e Tapejara, a distância pela BR-480 é de 163 quilômetros. A coopercentral tem unidade de suínos em Erechim, onde acaba de anunciar investimentos de R$ 28,6 milhões após concluir expansão de R$ 19 milhões em janeiro. A Aurora tem unidade também no Mato Grosso do Sul. 

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total