nsc
nsc

Internet

Banda larga cresce em SC com a força econômica do interior

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
05/12/2020 - 15h13
Piratuba, cidade de SC líder em internet banda larga por domicílio
Piratuba, cidade de SC líder em internet banda larga por domicílio (Foto: Prefeitura Municipal, divulgação)

Santa Catarina é o segundo estado com maior difusão da internet banda larga, contando com densidade de 72,2 acessos por cada 100 domicílios, atrás apenas do Distrito Federal que tem 73,35 acessos na mesma comparação, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante a pandemia, entre março a setembro, o total de acessos de banca larga em SC subiu de 1,8 milhão para 1,9 milhão, um acréscimo 5,5%, registrou a agência. Parte das famílias acessa a internet apenas pelo celular. Os dados sobre o estado mostram que a eficiência de provedores regionais e a boa distribuição de renda colocam a liderança da banda larga em cidades do interior.

Impact Hub Floripa conquista prêmio global por ser o maior do mundo

Segundo a Anatel, a maior contratação de banda larga no estado é em Piratuba, cidade turística de águas termais, que tem 183,02 acessos por cada 100 domicílios. Em segundo lugar vem Governador Celso Ramos, com 182,02 por cada 100 domicílios, seguido por Formosa do Sul (135,91), Porto Belo (133,08) e Florianópolis (124,41).

Ao lado das gigantes multinacionais Claro, Vivo e Oi estão empresas regionais como a Unifique, de Timbó, MHNet, de Maravilha e a MKA Telecom, de São Miguel do Oeste, que foi incorporada esta semana pela Vero Internet, uma operadora regional brasileira que adquiriu também a gaúcha Clic Rápido, de Ijuí.

Em SC, com a compra da MKA, a empresa passou a ter presença em 13 municípios, com mais de 23 mil clientes. O plano é seguir crescendo no estado com ênfase na qualidade dos serviços, informa o presidente da Vero, Fabiano Ferreira, que liderou nos últimos dias a migração para a nova marca.

A força dos provedores regionais de SC é destaque também no ranking nacional do setor, segundo a Anatel. A Unifique, de Timbó, está em 10º lugar no país, com 261.400 clientes, e a NHNET, aparece em 15º lugar, com 147.579 clientes. Há poucos meses, as duas se uniram e lançaram uma operadora de telefonia móvel virtual no estado, a Fique Móvel, em parceria com a Vivo. A oferta de serviços é apenas pré-pago, com foco em preço mais acessível do que as operadoras multinacionais.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas