nsc
nsc

Lideranças femininas

Duas catarinenses vão integrar a Convergência Empresarial de Mulheres do Mercosul

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
06/07/2021 - 09h47 - Atualizada em: 06/07/2021 - 10h26
Maitê Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, entra na entidade do Mercosul
Maitê Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, entra na entidade do Mercosul (Foto: Fiesc, Divulgação)

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, e a CEO da Fornari Indústria de Máquinas, Luciane Fornari, de Joaçaba, foram convidadas a fazer parte da Convergência Empresarial de Mulheres Brasileiras. Em função disso, elas também foram convidadas e aceitaram integrar a Convergência Empresarial de Mulheres do Mercosul (Convergencia Empresarial de Mujeres del Mercosur, no espanhol). Segundo Maitê Bustamante, o objetivo único dessas organizações é incentivar negócios internacionais.

São entidades que contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores dos países e de organizações internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participam mulheres que têm lideranças em instituições que promovem a integração comercial, empreendedorismo e negócios com o exterior.

O próximo evento da Convergência Empresarial de Mulheres do Mercosul será uma rodada virtual de negócios no período de 27 a 29 deste mês, denominado Mercosul: Mulheres empresárias no comércio exterior. As empresárias vão discutir oportunidades de negócios nos setores de moda e design, alimentos e bebidas, indústria criativa e serviços de consultorias profissionais.

As duas líderes catarinenses têm trajetória em negócios internacionais, ideal para participar da Convergência do Mercosul. Maitê Bustamante, também chefe de gabinete da presidência da Fiesc, é doutora em economia, foi executiva de comércio exterior da Whirlpool e uma das representantes do Brasil nas negociações do acordo Mercosul-União Europeia.

Luciane Fornari preside a empresa familiar Fornari, de Concórdia, Oeste de Santa Catarina, especializada na produção de equipamentos para o agronegócio que incluem processos de desinfecção de alimentos. Além de atuar no mercado brasileiro, a Fornari exporta para diversos países. Para colaborar com o controle da Covid-19, a empresa criou uma cabine de higienização que usa um antisséptico autorizado pela Anvisa e requer uso de máscara para passar pelo aparelho.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas