nsc
    nsc

    Comércio exterior

    Embaixador defende mais negócios entre o Sul do Brasil e os EUA

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    20/11/2020 - 05h05
    O embaixador dos EUA, Todd Chapman (E) com o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry
    O embaixador dos EUA, Todd Chapman (E) com o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry (Foto: Dudu Leal, divulgação)

    Em sua primeira viagem oficial ao Sul do Brasil, o novo embaixador dos Estados Unidos no país, Todd Chapman, prioriza economia em agenda de visitas no Rio Grande do Sul. Ele defendeu mais negócios com os EUA nas exportações e importações de industrializados e serviços, justamente os setores em que o comércio já é forte tanto de Santa Catarina quanto do Rio Grande do Sul com o mercado americano. O embaixador também mostrou confiança em resultados positivos no acordo Brasil e EUA firmado em outubro, que traz novas regras para liberar mais o comércio entre as partes.

    Exportações de SC caem 9,7% em outubro; EUA é o principal mercado

    Nesta quinta-feira, após visita ao consulado americano em Porto Alegre, Chapman teve reuniões com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e com o governador Eduardo Leite. Á noite, participou de reunião com empresários e nesta sexta, visita unidades de multinacionais americanas no RS, como a GM, John Deere e Massey-Ferguson.

    Questionado sobre quando virá a Santa Catarina, Chapman informou que fará uma visita particular antes de uma viagem oficial. Nos negócios entre os EUA e SC predominam produtos industrializados e, em outubro, o mercado americano foi o principal destino de exportações catarinenses. O comércio bilateral entre SC e os EUA somou US$ 1,7 bilhão de janeiro a setembro deste ano, segundo dados apurados pelo Observatório Fiesc.

    Ainda sobre o acordo firmado em outubro Brasil-EUA, o objetivo é acelerar processos para trocas comerciais, incluindo redução de burocracia na fronteira, melhoria em processos regulatórios e apoio à integridade de instituições públicas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas