nsc

publicidade

Estela

Indústria

Embraco e WEG conquistam o Prêmio Nacional de Inovação

Compartilhe

Por Estela Benetti
11/06/2019 - 00h43 - Atualizada em: 11/06/2019 - 07h34
Embraco recebe o prêmio de inovação (foto:José Paulo Lacerda, divulgação)
Diretor da Embraco, ao centro, recebe o prêmio de inovação (foto:José Paulo Lacerda, divulgação)

Duas indústrias catarinenses estão entre as vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2018/2019, revelado na noite desta segunda-feira em São Paulo pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Embraco venceu na categoria Inovação Organizacional, com o projeto Carreira em W. Quem recebeu o prêmio foi o diretor de Inovação, Evandro Gon (ao centro, na foto acima).

CNI
Castella, da WEG (C) recebe a premiação entregue pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles (D)
(Foto: )

A WEG foi premiada na categoria Inovação de Produto com o WEG Motor Scan, um sistema de monitoramento de sensores não-invasivos para motores elétricos, produto no conceito da indústria 4.0. Quem representou a empresa na homenagem foi o diretor de Engenharia, Milton Castella (C), que esteve acompanhado no evento pelo gerente de Pesquisa e Inovação na área, Sebastião Lauro Nau. Ao todo, foram 15 empresas vencedoras entre empresas de pequeno porte, médias e grandes, sendo algumas premiadas em mais de uma categoria. De SC, concorreram as empresas Embraco e Portobello em uma categoria cada, e a WEG em duas categorias, todas grandes empresas.

-O WEG Motor Scan é um equipamento para monitorar motores elétricos. É possível coletar informações importantes sobre o funcionamento. Poderá ser usado para outros equipamentos, mas foi desenvolvido para motor elétrico. Isso faz com que o cliente possa avaliar melhor o desempenho do produto. De qualquer lugar do mundo, pelo celular via internet (um aplicativo) ele pode ver como o motor está funcionando. É um produto que está apenas no início de um processo. Estamos monitorando. A próxima fase da pesquisa vai permitir fazer predições sobre o futuro do produto e auxiliar na manutenção – explica Milton Castella.

O case da Embraco que garantiu o prêmio é a Carreira em W, que define três pilares para o desenvolvimento dos colaboradores: competências técnicas, de projetos e administrativas. O objetivo da companhia é permitir que todos os talentos evoluam profissionalmente nas áreas que mais gostam, assim a companhia pode reter pessoas com diferentes perfis de liderança. Para a empresa, essa carreira contribui para rapidez nas decisões e fortalece as oportunidades para desenvolver inovação. A propósito, a Embraco é uma das empresas brasileiras com mais patentes registradas.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade