A Karsten, de Blumenau, empresa têxtil centenária de Santa Catarina com 142 anos de atuação, dona das marcas Karsten e Trussardi, acaba de voltar totalmente ao azul após passar por reestruturação a partir de 2014, quando recebeu mais quatro acionistas e um novo aporte de capital. O balanço de 2024 da companhia, além de apresentar lucro líquido de R$ 118,4 milhões, também mostra o patrimônio líquido positivo pela primeira vez, em R$ 5 milhões, destaca o presidente Márcio Bertoldi.
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Segundo o presidente, o balanço mostra o resultado de um trabalho conjunto de reestruturação que começou quando ele, mais os empresários Armando Hess de Souza, Rui Hess de Souza e Alvi Rauh se tornaram acionistas da empresa, então liderada pelas famílias Karsten e Odebrecht.
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Naquele momento, a companhia a estava com um patrimônio líquido negativo (quando o montante de dívidas era superior ao montante de ativos). A disposição era salvar a empresa centenária dona de duas grandes marcas, a Karsten e a Trussardi (marca têxtil de luxo), além de toda uma atividade econômica em a companhia movimenta.
– A empresa vinha com dificuldades porque tinha uma dívida financeira grande com seis grandes bancos. Aí resolvemos fazer investimento nela. Junto com a família Karsten, tomamos o controle da empresa em 2014. Fizemos um aumento de capital de R$ 40 milhões – destacou Márcio Bertodi.
– Então aplicamos a mesma fórmula que adotamos anos antes na RenauxView (da qual são sócios). O Armando foi para a parte industrial e de gestão de pessoas, o Alvi Rauh para o varejo B2B, o Rui assumiu o marketing e o varejo B2C (lojas) e eu cuidei do financeiro. Depois de muito trabalho nesses anos, em 2024 a gente conseguiu virar aquele monstruoso patrimônio líquido negativo de R$ 300 milhões para positivo em R$ 5 milhões – explicou também o presidente.
Ele falou sobre essa virada empresarial para a coluna durante o evento de 100 anos da RenauxView, outra empresa têxtil de SC que teve dificuldades financeiras também. Então, ele e o Armando Hess de Souza assumiram em 2005, levando a empresa a um novo patamar ao setor de moda e alcançando a recuperação.
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– Agora a Karsten está no azul tanto de lucro, quanto de patrimônio líquido, quanto de posicionamento de mercado. Agora ela está posicionada. Agora é caminhar para fazer o crescimento dela. Porque o que não cresce, morre, né? – disse, sorrindo, Márcio Bertoldi.
A Karsten fechou o ano de 2024 com receita líquida de vendas de R$ 699 milhões, o que significa um crescimento de 4,6% frente ao ano anterior. O lucro líquido alcançou R$ 118,4 milhões, 180% mais que o do ano anterior (R$ 42,16 milhões). O número de empregos diretos está em pouco mais de 2.500.
Atualmente, 86% do capital da Karsten está com a holding Kasavii Participações que reúne os acionistas familiares e os quatro novos (de 2014). A outra parte das ações está no mercado pela bolsa B3.
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