Uma das novas empresas de tecnologia manezinhas – nascidas no ecossistema de Florianópolis, Santa Catarina – que se destacam no Brasil e exterior, é a Abstrato Inovação & Tecnologia, voltada à infraestrutura de softwares para integrar serviços, incluindo inteligência artificial (IA). Fundada pelo jovem empreendedor Daniel Collaço no começo da pandemia, ela está presente com soluções em empresas de 14 estados e em dois países, alcançou faturamento de oito dígitos e tem planos para investir R$ 50 milhões nos próximos cinco anos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No início das atividades, a ideia foi oferecer soluções de inovação em software para um mercado que teria demanda elevada para e-commerce e marketing digital e não estava preparado. Deu certo.
Atualmente, a Abstrato, que é a empresa de inovação e tecnologia mais premiada da ‘Capital das Startups’, conta com metodologias e soluções proprietárias que integram serviços e tecnologias para empresas do mundo todo, com ênfase em eficiência e resultados. Além da experiência do CEO Daniel Collaço, a empresa tem como vice-presidente de Inteligência Artificial e CRO Juan Pablo Boeira.
– Sou empreendedor de tecnologia desde os 20 anos. Minha primeira empresa era uma startup que fazia conexão direta com clientes de casas noturnas para fornecimento de produtos e serviços. Estava indo superbem. Mas no dia 17 de março de 2020, com o começo da pandemia, ela quebrou – contou Daniel Collaço.
Continua depois da publicidade
– Como em 2019 eu havia participado do Hackathon Nasa Space Apps Challenge com alguns amigos e vencemos em SC com o projeto Abstrato Estelar, de análise preditiva de catástrofes climáticas, procurei essa galera que participou comigo para saber como estavam. A maioria enfrentava dificuldades em função da pandemia. Aí convidei: vamos nos juntar e vender transformação digital, que é o que todo mundo vai precisar – destacou o CEO da Abstrato.
A nova empresa começou em home office e, dois meses depois já estava em um escritório em um coworking, para cinco pessoas. Seis meses depois estava com equipe de 20 colaboradores, clientes em boa parte do Brasil, com vendas de soluções para transformação digital, incluindo inteligência artificial.
Atualmente, com 130 colaboradores, a empresa é uma das âncoras do centro de inovação Espaço +Um, situado na “Rota da tecnologia de Florianópolis, a SC-401” que liga a cidade ao Norte da Ilha de SC.
– Não entregamos somente a consultoria, ou somente a tecnologia. Conseguimos unificar os dois. Então, temos uma etapa de consultoria, onde arrumamos ‘a casa’ do cliente em algumas perspectivas de processos, infraestrutura, teses de inovação e governança de inovação. Depois, a gente vai conectando plataformas que são autorais com os startups que a gente tem vínculos para fazer essa jornada de cauda longa em transformação digital – explicou Daniel Collaço.
Continua depois da publicidade
O crescimento no mercado vem acompanhado de prêmios e certificações. A Abstrato conquistou este ano a certificação MIT Innovative Workplaces, concedida pelo Massachusetts Institute of Technology; foi eleita a empresa mais inovadora do Brasil em 2004 pelo Connect Week e ficou entre as melhores para trabalhar no Great Place to Work 2024. Assim, tornou-se a empresa de inovação e tecnologia mais premiada de Florianópolis.
Investimentos de R$ 50 milhões
Outra prioridade dos líderes da Abstrato são os investimentos, que devem ser relevantes e focados em inovação. Por isso, fizeram um plano para investir R$ 50 milhões nos próximos cinco anos.
Os recursos serão destinados para pesquisa e desenvolvimento, expansão comercial no Brasil e exterior e, também em aquisições de empresas em sintonia com o negócio.
A origem dos recursos, segundo o CEO, será de capital próprio, rodadas de investimentos e também de editais de fomento à pesquisa como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do governo federal, e da Fundação de Amparo à Inovação e Pesquisa de SC (Fapesc), do governo estadual.
Continua depois da publicidade
Com soluções para empresas de todos os setores econômicos e diversos portes, o plano da Abstrato é crescer de forma acelerada. Em curto espaço de tempo, a meta é “pintar todos os estados do Brasil” (ter participação de mercado) e crescer também no exterior, revelou o CEO.
A empresa tem clientes na Austrália e nos Estados Unidos. Também está entrando em Portugal, onde vai abrir um escritório e, assim, se torna uma multinacional. Atualmente, cerca de 15% do faturamento vem de atividades no exterior.

Inspiração na Nvidia
O vice-presidente de inteligência artificial e CRO (diretor de receita) da Abstrato, Juan Pablo Boeira, que é pós-doutor em Inovação e Inteligência Artificial em Harvard e no MIT, trabalha para fortalecer a empresa como um hub de inovação. Ele disse que a Abstrato se inspira na empresa americana Nvidia porque ela se tornou uma das mais valiosas do mundo porque não é só produto ou só serviço, mas por ser uma infraestrutura.
– Existe um meme muito famoso de que enquanto está todo mundo querendo ouro, a Nvidia está vendendo pá. Então, é por isso que, hoje, todas as grandes empresas de tecnologia do mundo, como Google, Microsoft, Apple, Tesla e outras, precisam da Nvidia. Porque ela é uma infraestrutura por trás para rodar as empresas de tecnologia – explicou Juan Pablo Boeira.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, a Abstrato é infraestrutura para as empresas, o que vai além de tecnologias de inteligência artificial e outras. Um diferencial são tecnologias exclusivas registradas da empresa na Biblioteca Nacional e no CNPq. A Abstrato tem, por exemplo, uma carta de exclusividade da Associação Comercial do Paraná, que permite prestar alguns serviços no Brasil sem licitação.
Hiperautomação e hiperpersonalização
Além de consultoria para gestão de tecnologia, a Abstrato oferece programas proprietários de transformação digital. Eles incluem a criação de infraestrutura de dados, hiperatuomação, hiperpersonalização, projetos personalizados de inteligência artificial e programas de educação corporativa customizados.
A hiperautomação visa automatizar tudo o que é possível, para evitar trabalhos repetitivos das pessoas. Enquanto a hiperpersonalização visa reunir ao máximo dados de clientes para oferecer a eles uma experiência mais agradável de consumo.
Apesar de ter abraçado o mundo da tecnologia cedo, o CEO da Abstrato não é engenheiro da computação ou técnico dessa área. Como é de uma família de notáveis juristas, ele fez graduação em Direito. Mas atua com ênfase em gestão, criatividade e soluções gerais para empresas, usando os conhecimentos que adquiriu no curso. Para desenvolver tecnologia, conta com os programadores e outros especialistas na equipe.
Continua depois da publicidade
– A gente está tentando construir a narrativa de uma empresa manezinha, que está na capital brasileira das startups, que trabalha com impacto, com geração de valor, que tem prêmios relevantes, e que segue esse legado de Florianópolis, que é um legado complexo de seguir porque aqui foram desenvolvidas grandes empresas de tecnologia como RD Station, Neoway e Softplan – comentou o fundador da Abstrato, Daniel Collaço.
Leia também
Ícone da publicidade mundial, Washington Olivetto inspirou matéria premiada da NSC
Oktoberfest e show de Paul McCartney aumentam número de voos para SC
WTC promove Santa Catarina para o mundo em camarote VIP na Oktoberfest
Presidente do conselho da WEG Décio da Silva recebe o título de Engenheiro do Ano
Florianópolis é a cidade mais criativa do Brasil, mostra novo índice da ESPM