A Engie Brasil Energia encerra o ano com o anúncio de mais um investimento de peso. A multinacional informa a aquisição de 100% das ações da Sterlite Novo Estado Energia, empresa detentora de contrato para a construção de 1.800 quilômetros de linhas de transmissão no Pará e no Tocantins, mais uma subestação, além de expansão de outras três subestações. É um projeto de R$ 410 milhões, cujas obras começam no ano que vem. Esse é o segundo investimento da Engie em transmissão no Brasil. Ela estreou em dezembro de 2017 no segmento, quando arrematou em leilão projeto de R$ 2 bilhões no Paraná.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini, esta aquisição no Norte está alinhada com a estratégia da companhia de se posicionar como um dos principais agentes da infraestrutura energética brasileira.

– Enxergamos a oportunidade de ampliar a nossa atuação no país no segmento de transmissão, que, com o reforço de novas linhas, melhora a eficiência energética do setor – uma das premissas básicas da Engie em seus investimentos – afirmou Sattamini.

A aquisição do projeto Novo Estado foi aprovado pelo conselho de administração da companhia e o fechamento ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Novo Estado venceu o leilão do Lote 3 do leilão da Aneel em dezembro de 2017, o mesmo que marcou a estreia da Engie na transmissão ao vencer o leilão do Lote 1, o Gralha Azul, no Paraná.

Segundo a companhia, esse projeto paranaense está em andamento, terá mil quilômetros de linhas de transmissão, cinco novas subestações e a ampliação de outras cinco. Quando estiver com maior atividade, as obras do projeto vão gerar 5 mil empregos diretos.

Continua depois da publicidade

O ano de 2019 marca a estreia da Engie Brasil no segmento de distribuição de gás natural, com a aquisição da TAG (Transportadora Associada de Gás), uma rede de gasodutos da Petrobras. A multinacional, que tem principalmente capital francês e de outros países europeus, além de importante presença na bolsa de valores brasileira, a B3, é a maior empresa privada de energia e soluções no Brasil.

Destaques do NSC Total