Na Semana Mundial do Meio Ambiente, que começa neste domingo e vai até quinta-feira, 5 de junho, a fabricante de chocolates premium Nugali, de Pomerode, Santa Catarina, tem motivos para sentir o gosto do dever cumprido com o Planeta. Há tempos ela foca sustentabilidade 100% e acaba de conquistar uma marca importante: de 2020 até agora, reduziu em 84% o uso de embalagens de plástico, numa verdadeira “caça” a esse insumo que afeta a natureza. Com inovação, ela evitou o uso de 22 toneladas de plásticos em embalagens.
Continua depois da publicidade
Ao todo, na última década, a Nugali eliminou o uso de embalagens plásticas em 40 produtos. Teve caso em que precisou criar um novo produto, em outros, decidiu tirar o chocolate de linha. Já são 10 lançamentos da marca totalmente livres de plástico.

– Tiramos um volume expressivo de plásticos do meio ambiente num período em que nossas vendas cresceram, ano após ano. Acreditamos que essa é uma demonstração de que a sustentabilidade pode ser um ativo para os negócios, e não uma mera despesa – destaca o diretor de produção e sócio da Nugali Chocolates, Ivan Blumenschein.
Entre as inovações desenvolvidas pela empresa e implantadas estão a criação da primeira embalagem biodegradável do Brasil para chocolates, que pode ser descartada no lixo orgânico, e a sacola de amido para o consumidor levar as compras, que substituíram as sacolas de plástico.
Essas mudanças renderam prêmios à Nugali. A mais recente é o Prêmio Expressão de Ecologia, que será entregue em agosto deste ano, em Florianópolis. A embalagem sustentável rendeu também o Prêmio Nacional de Inovação 2022 concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Prêmio Empresa Cidadã ESG, da ADVB/SC. Do total de resíduos gerados pela empresa, 99,9% são compostados ou reciclados.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                    