Fundada em outubro de 1984 pelo professor e doutor em engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Alberto Schneider, a Fundação Certi celebra 40 anos nesta quinta-feira (31). Nessa trajetória, assessorou mais de 7 mil startups e desenvolveu projetos de inovação para empresas, incluindo grandes grupos com atuação global. A Certi celebra essa trajetória com um seminário aberto a interessados na tarde desta quinta-feira, na sede da Acate, em Florianópolis, com o tema “Rumos da inovação no ambiente atual”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A programação inclui palestras de especialistas e líderes do setor em Santa Catarina. Um dos palestrantes será o superintendente da Fundação Certi, Eric Muschellack.

BMW lança no Brasil carro de luxo que é fabricado na planta do México

— É uma grande oportunidade para realçar o desenvolvimento do ecossistema catarinense nas últimas décadas, além de debater as perspectivas do futuro junto aos profissionais que são referências no setor. Conhecer a história é um passo de suma importância para projetar o futuro. E resgatando a trajetória destes 40 anos como referência em projetos de inovação, pretendemos trazer como foco central do encontro o debate sobre os rumos da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo — destaca.

Continua depois da publicidade

A Certi foi a fundadora da incubadora Celta, uma das mais premiadas do Brasil no exterior e que foi base de diversas empresas do ecossistema de inovação de Santa Catarina. Ela também atua no Brasil com consultoria em inovação. Entre seus clientes empresariais esteve a Embraer.

O evento é voltado para profissionais de startups, incubadoras, aceleradoras e demais agentes de fomento. As inscrições para acompanhar o painel podem ser feitas pelo site.

Pelos seus 40 anos de contribuição à inovação e economia catarinense, a CERTI receberá homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) na Sala de Imprensa, no dia 30 de outubro, às 15h.

A trajetória dos 40 anos

Desde sua fundação, em 1984, a CERTI promove o ecossistema de inovação com iniciativas que impactam positivamente cidades em todo o país, tendo como diferencial o foco no empreendedorismo. Com portfólio que inclui parcerias em projetos de inovação com grandes empresas nacionais, a instituição é referência em áreas como indústria 4.0, transformação digital, mecatrônica, gestão da qualidade e integridade, energia sustentável e mobilidade elétrica, bioeconomia, inovação corporativa e empreendedorismo inovador.

Continua depois da publicidade

Sediada em Florianópolis, cidade que recentemente foi reconhecida como Capital Nacional das Startups, a instituição criou a primeira incubadora de empresas de base tecnológica do Brasil, o CELTA, e contribuiu para o desenvolvimento de diversos programas de empreendedorismo, como o Sinapse da Inovação, Centelha e InovAtiva Brasil — projetos que apoiam desde a concepção de novas ideias e empresas inovadoras, até a gestão para o fortalecimento das mesmas no ecossistema e no mercado.

Estabelecendo parcerias de sucesso com muitos dos agentes transformadores do ecossistema, a CERTI, está à frente de outras iniciativas de temáticas específicas. Entre elas, a Jornada Amazônia, de fomento à inovação em bioeconomia, e o CitzTech, de aceleração de startups de tecnologia que estimulam a cidadania.

Leia também

Concessão da rodoviária de Blumenau tem dois interessados e disputa lance a lance

Ranking aponta as profissões menos desejadas pelos brasileiros

Destaques do NSC Total