nsc
    nsc

    A partir de julho

    Gás natural terá leve queda de preço no segundo semestre em Santa Catarina

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    27/06/2019 - 18h00 - Atualizada em: 27/06/2019 - 20h32

    O preço do gás natural aos consumidores catarinenses terá redução média de -0,30% no segundo semestre deste ano, a partir do dia 24 de julho. Porém, antes, do dia 1º até 23 de julho, as tarifas terão uma redução média maior, de -1,6%. Essas diferenças são relativas a decisões da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) baseadas nas normas que regulamentam a atividade da empresa distribuidora SCGás e nos custos e índices que devem ser considerados.  

    A primeira mudança na tarifa atual, -1,6%, consiste no repasse periódico semestral das variações do custo do gás e transporte em tarifas conforme o mecanismo da conta gráfica adotado pela Aresc. Mas, a partir de 24 de julho, entra em vigor o reajuste anual da tarifa da margem bruta baseado no IGP-M acumulado entre junho de 2018 e maio de 2019. Desta vez, a alta para a margem ficou em 7,66%.

    O presidente da SCGás, Willian Anderson Lehmkuhl, explica que cerca de 85% do custo final do gás resulta dos valores pagos pela molécula de gás e pelo transporte via Gasbol, o gasoduto Brasil-Bolívia.

    — A margem, basicamente, remunera o custo de operação da empresa e os investimentos. É justamente a margem que é regulada pela Aresc, a agência reguladora do Estado – explica Lehmkuhl.

    Conforme o executivo, a SCGás segue com a tarifa de gás natural mais baixa do Brasil. Isso é possível porque a oferta é por um contrato antigo, do Gasbol. Isso permite concluir que o plano do governo federal de reduzir em cerca de 40% as tarifas de gás natural do Brasil, se executado, vai reduzir os custos para algo próximo do que os consumidores de Santa Catarina pagam hoje.

    Sobre os reajustes que vão entrar em vigor agora em julho em SC, as variações serão diferentes com base no perfil de cada setor econômico. A SCGás vai publicar no Diário Oficial do Estado e no seu site as tabelas para cada segmento.

    Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas