Navegue por

publicidade

Estela

Gastronomia: um dos pontos fortes do turismo de Florianópolis

Compartilhe

Por Estela Benetti
27/08/2018 - 05h05 - Atualizada em: 27/08/2018 - 13h25
Rita Maria divulgação

Polo turístico reconhecido internacionalmente, Florianópolis tem na gastronomia um dos pontos fortes que ganha mais relevância a partir de agora pelo fato de ser Cidade Criativa de Gastronomia da Unesco. Por isso, o Sistema Fecomércio SC, por meio do Sesc e Senac, lança hoje à noite o Observatório de Gastronomia. Será uma plataforma virtual de compartilhamento de informações, explica Nathália Bernardinetti, gestora do projeto.   – Vamos incluir tudo o que envolve a cadeia de gastronomia da Capital. Informações sobre a cultura, produção, pesquisas, relatórios técnicos, eventos, alimentação e nutrição – adianta Nathália. Entre os diferenciais da cidade estão cursos de gastronomia, tanto técnicos quanto de graduação. Segundo a Fecomércio, Florianópolis conta com 1.958 restaurantes e outros serviços de alimentação e bebida que empregam diretamente 12.428 pessoas.  O lançamento do observatório, no Sesc Cacupé, terá um time de chefs com curadoria de Narbal Corrêa. Será uma viagem pela gastronomia da Capital. A organização é do Sistema Fecomércio-Sesc e Senac e do movimento Floripa Amanhã.  

Expansão no varejo

A blumenauense Karsten, marca de têxteis de cama, mesa, banho e decoração fundada há 136 anos, segue investindo para crescer no varejo. Inaugura quinta-feira loja própria (foto) num dos principais endereços de Florianópolis, a Avenida Beira-Mar Norte, tendo acesso também pela Rua Bocaiúva. Na região, a empresa tem lojas em São José, no Porto Belo Outlet e em Balneário Camboriú. O plano é abrir mais unidades este ano no país. Ao mesmo tempo, a Karsten aprimora a produção com máquinas modernas, segue como fornecedora do varejo brasileiro e exportando para 23 países. No segundo trimestre deste ano, faturou R$ 67,4 milhões, 0,7% mais que no mesmo período do ano passado. 

Executivas na Fiesc

Entre as novidades da gestão do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, que começou no último dia 10, está um maior poder feminino. A nova chefe de gabinete da federação é a economista e professora Maria Teresa Bustamante, doutora em economia e ex-gestora de Comércio Exterior da Whrilpool Latin America. A empresária Rita Cassia Conti é a segunda tesoureira da entidade, sendo a primeira mulher a integrar a mesa diretora da casa. E a economista Regídia Alvina Frantz continua na presidência da Previsc, fundo de previdência da entidade e de outras instituições que tem um patrimônio superior a R$ 1 bilhão.

Mais equilíbrio?

Chama a atenção o fato de as mulheres, em Santa Catarina, ocuparem poucos cargos de liderança. Aliás, o consultor de inovação do IXL Center, de Boston, Hitendra Patel, que fez palestras na última semana para o Pacto pela Inovação e para lojistas em Florianópolis, alertou sobre esse tema. Disse que na nova classe empresarial da Colômbia, há um equilíbrio de 50% entre empreendedores masculinos e femininos.

Na política

O problema é semelhante na política em Santa Catarina. Por isso a Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade, a RAPS, que em SC tem a colaboração da presidente do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), Lucia Dellagnelo, e do executivo Anderson Giovani da Silva, vai receber a cientista política Mônica Sodré para palestras e encontros de terça.

Festival Social Good

A edição deste ano do Festival Social Good Brasil será na próxima sexta-feira e sábado, na Acate, em Florianópolis. Entre os palestrantes, duas estrelas internacionais, os americanos Henry Timms e Jeremy Heimans, autores do best-seller O novo poder: como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre a um passo à frente em um mundo hiperconectado. Mais de uma dezena de líderes farão palestras no evento. As inscrições podem ser feitas no https://socialgoodbrasil.org.br/festival. O ingresso é adquirido por meio de doação espontânea (sem valor definido). 

Previdência

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) promove quinta-feira, em Florianópolis o Seminário da Regional Sul voltado a profissionais de SC e do Paraná. Entre os palestrantes, o  conselheiro da Anapar e diretor de Seguridade da Fundação Celesc de Seguridade Social (a Celos), João Paulo de Souza. O evento, que vai até sexta-feira, no Hotel Castelmar, vai discutir aspectos financeiros e jurídicos do setor.

A propósito

Tudo indica que esta será mais uma semana de turbulências no mercado financeiro, especialmente no câmbio, em função da falta de propostas claras e consistentes dos candidatos à presidência sobre como vão administrar as contas públicas brasileiras. A dúvida maior envolve propostas para a reforma da Previdência. Pelo que apresentaram até agora, poucas podem se tornar realidade e há quem não considera necessário uma reforma. Só que a maioria dos entendidos em contas públicas diz que, se nada for feito, o Brasil quebra em 2020. 

Futuro 

O médico e cientista Miguel Nicolelis fará palestra em Chapecó dia 28 de setembro, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Será a estrela principal da IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo promovida pela Unoesc Chapecó. Nicolelis atua na Universidade Duke, dos EUA, onde pesquisa a comunicação entre cérebro e sistemas visando o funcionamento de exoesqueletos e produção de próteses neurais. 

Leia outras publicações de Estela Benetti\

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação