Uma das mais tradicionais empresas de investimentos do Brasil, a Manchester, de Joinville, que atua principalmente nas regiões Sul e Sudeste, vendeu participação minoritária do seu capital para a gigante e parceira XP Investimentos. O valor e o percentual de participação acionária não foram revelados, mas a empresa catarinense informa vai usar os recursos principalmente para ampliar a verticalização de produtos e serviços ao mercado e a formação de profissionais.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Esse não é o primeiro negócio da XP com a Manchester. Fundada em 1967 pelo empresário Henrique Loyola como Manchester Corretora, a empresa foi adquirida pela XP em 2007, que priorizou a corretora. Então, os sócios seguiram com a marca Manchester e fundaram a empresa de investimentos.

Atualmente, a Manchester Investimentos tem mais de R$ 15 bilhões de ativos sob custódia, 20 mil clientes e 350 profissionais. Tem unidades de atendimento em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. O plano é contratar mais pessoas para ampliar a participação nos mercados em que atua e avançar em outros.

O acordo com a Manchester é o terceiro já realizado no Brasil pela XP com base em novo marco regulatório que permite essas sociedades capitalistas com assessorias de investimentos e outras empresas da área.

Continua depois da publicidade

– Temos orgulho da parceria com a Manchester, um escritório com profissionais alinhados coma visão de longo prazo da XP e comprometidos com o investidor. Entendemos que esse é o momento ideal para concretizar a sociedade a fim de avançar rumo a uma nova avenida de crescimento do negócio dentro da configuração de assessoria de investimento. A Manchester é uma operação madura em seus 57 anos de mercado, que tem uma visão clara da sua atuação e objetivos de negócio e o nosso papel como XP será impulsionar ainda mais o crescimento – afirmou Bruno Ballista, sócio e head de Assessoria e Relacionamento com Cliente XP.  

Conforme o head Comercial B2B da XP, Diego Gonzalez, a Manchester é uma operadora tradicional, que nasceu em Santa Catarina há 57 anos, parceria da XP há mais de 15 anos e é uma empresa consolidada nos segmentos de pessoas físicas e jurídicas.

– Buscávamos um sócio que respeitasse duas premissas: a de atender melhor nossos clientes e cuidar melhor do nosso time. Encontramos este alinhamento com a XP. O acordo contribui para que a Manchester possa dedicar ainda mais esforços na construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes. Foi esta proximidade com o investidor que nos permitiu chegar até aqui e é com esta premissa que pretendemos continuar crescendo – disse o CEO da Manchester, Henrique Baggenstoss.

Atualmente, a empresa catarinense oferece soluções financeiras para pessoa jurídica e pessoa física. A lista de serviços inclui assessoria de investimento, planejamento patrimonial e sucessório, câmbio, crédito, estruturação de dívidas, M&As, investimentos internacionais. Além disso, oferecer serviços de family office por meio a gestora própria, a Prinz Capital.

Continua depois da publicidade

Leia também

Indústria, comércio e serviços crescem em SC no primeiro trimestre, apura o IBGE

Empresário de SC é o criador do “split payment”, sistema de cobrança da reforma tributária

Isenção de tributo para importação de até US$ 50 causa desemprego em SC

Marinhas do Brasil e dos EUA farão “operação de guerra” para levar doações ao RS

Alunas do Technovation Girls Florianópolis criam aplicativos para resolver problemas reais

Empresa de SC doa 100 toneladas de telhas para ajudar na reconstrução do RS

Destaques do NSC Total