O Grupo Orbenk, de Joinville, que se destaca na prestação de serviços no Brasil, tem 33 mil colaboradores e fatura mais de R$ 1 bilhão por ano, avança no uso de tecnologias para melhorar a qualidade de atividades que realiza para outras empresas. Um dos números que projetam a companhia é o fato de servir mais de 1 milhão de refeições por dia para outras organizações como empresas, hospitais e escolas. Ela também avança em serviços de segurança patrimonial, monitoramento, limpeza e atividades de apoio para as quais está usando mais robôs, drones inteligentes e outros equipamentos com mais uso de inteligência artificial. Para este ano, está investindo R$ 3 milhões nessa área de tecnologia, após destinar cerca do mesmo valor em 2024, informa o diretor comercial do grupo, Ricardo Wasem.
Continua depois da publicidade
Fundado há 39 anos, em Joinville, no Norte catarinense pelo empreendedor Alcides Benkendorf e hoje presidido pelo seu filho Ronaldo Benkendorf, o Grupo Orbenk está presente, atualmente, em 420 cidades brasileiras de 11 estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sergipe.
Veja mais imagens sobre atividades do Grupo Orbenk, de Joinville:
Conforme as atividades, elas são concentradas em uma das empresas do grupo, que controla a Orbenk Segurança, Orbenk Limpeza, Sepat e Vantax. Do total de colaboradores, 700 estão na Central de Serviços Compartilhados (CSC) em Joinville e os demais atuam em mais de 1.100 clientes do grupo, entre instituições públicas e empresas privadas.
A Orbenk atende indústrias, aeroportos, portos, hospitais, clínicas, escolas, shopping centers, bancos e empresas comerciais e de serviços. Entre os grandes clientes do Grupo Orbenk estão o Aeroporto Internacional de Florianópolis, a montadora BMW em Araquari, a rede de supermercados Fort Atacadista e o Porto Itapoá.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques do grupo é a empresa Sepat, que atua no segmento de alimentação coletiva e administra restaurantes corporativos em indústrias, escolas, hospitais e outras organizações. Atualmente, as equipes da Sepat preparam e servem, diariamente, mais de 1 milhão de refeições por dia.
De acordo com o diretor comercial, Ricardo Wasem, são clientes que exigem serviços de alta qualidade e complexidade. Então, para atender a essas expectativas, a Orbenk investe constantemente em qualificação dos trabalhadores e em pesquisa e desenvolvimento.
Os equipamentos de tecnologia como inteligência artificial para monitoramento, drones e robôs são usados mais na área de facilities – limpeza, segurança manutenção e outros. São desenvolvidas soluções para cada cliente. O executivo conta que para melhor atender o Aeroporto de Florianópolis, por exemplo, um sistema de monitoramento informa quando há filas de espera em serviços, aí as equipes reforçam os suportes aos usuários.
A companhia monitora mais de 25 indicadores em tempo real para controlar a evolução de serviços. Isso tem gestão da equipe de engenharia operacional da empresa. Conforme Ricardo Wasem, isso permite melhoria contínua de serviços aos clientes.
Continua depois da publicidade
– Além de nossas equipes estarem presente nas principais feiras, simpósios e congressos nacionais e internacionais, buscando a atualização tecnológica, também estamos muito próximos aos nossos clientes para melhorarmos continuamente nossa atuação – destaca Ricardo Wasem, ao citar a presença do Grupo Orbenk na Expogestão, em Joinville, recentemente.
Com a equipe gigante de colaboradores – 33 mil em 420 cidades brasileiras – o grupo dá uma atenção muito especial à gestão de pessoas. De acordo com o executivo, tanto os gestores quanto os colaboradores recebem treinamentos, informações sobre os valores do grupo, reconhecimentos por mérito, pela qualidade dos serviços e sintonia nas equipes.
– Há dois anos, nós definimos seis grandes valores na nossa empresa e o primeiro deles chama-se valorização do ser humano. Isso é algo muito amplo, mas começamos pela capacitação dos nossos líderes para que eles tratem com valor, com respeito, todos os seus liderados, em todos os sentidos. Desde quando o colaborador lá da ponta tem uma dúvida e precisa ser atendido, se ele tem alguma dúvida sobre seus direitos, sua remuneração, nossos líderes são orientados a dar atenção e respostas rápidas. Também temos vários programas sociais na empresa para nossos colaboradores – explica Ricardo Wasem.
Com foco em qualidade e tudo o que faz, segundo ele, a empresa está crescendo e tem perspectivas de avançar mais na prestação de serviços, principalmente no setor privado.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                     
                            
                            






