Todos buscam longevidade com saúde e 53% disso depende do estilo de vida. A informação é do médico Luís Carlos Silveira, precursor da prática da medicina do estilo de vida no Brasil por meio do Método Kur, que desenvolveu e implantou no Kurotel, em Gramado, na Serra Gaúcha. Há pouco mais de duas semanas, mais catarinenses estão podendo ter acesso à parte dessa metodologia no Espaço Kur, inaugurado dia 25 de março no MED-401, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– Com base em estudos, quando eu me refiro à longevidade, me refiro à longevidade com saúde, e 53% dela depende de estilo de vida. A genética é importante, sim, mas ela responde por cerca de 17%. Além disso, 20% são meio ambiente e 10%, assistência médica. Então, o que pede uma longevidade? É o que eu gosto de passar às pessoas: é aquilo que ela pode fazer por si mesma, não dá para delegar para o outro fazer no seu lugar – afirma o médico Luís Carlos Silveira.

Veja mais imagens sobre o encontro em Santa Catarina com empreendedores do Kurotel:

Há mais de 40 anos ele trabalha com foco em qualidade de vida. Junto com a esposa Neusa, graduada em Serviço Social, ele abriu o Kurotel, em Gramado, na Serra Gaúcha e passou a oferecer tratamentos para melhorar a saúde. Esse trabalho minucioso levou o empreendimento a conquistar oito vezes o prêmio “Melhor Spa Médico das Américas”.

Continua depois da publicidade

O Método Kur conta com cinco pilares: Água, Alimento, Movimento, Relaxamento e Equilíbrio. O médico avalia que o método que desenvolveu propõe hábitos simples e saudáveis, como ter uma alimentação adequada, fazer regularmente atividade física e dormir o tempo necessário.

– Isso é acessível para qualquer um. Qualquer pessoa pode ter uma alimentação mais saudável, pode sair para caminhar, fazer uma atividade física e qualquer um pode aprender a fazer meditação para ter um sono melhor – aconselha o médico.

Luís Carlos Silveira escreveu livro sobre o método juntamente com a filha, a médica Mariela Silveira, diretora clínica do Kurotel. Na obra, intitulada “Método Kur”, destaca a trajetória na medicina, o projeto do Kurotel, a participação de toda a família  – a esposa e as quatro filhas – e o impacto positivo do trabalho.

A qualidade dos tratamentos oferecidos no spa médico atrai clientes brasileiros e estrangeiros. Entre os brasileiros, a maioria é das regiões Sul e Sudeste do país. Do exterior vêm visitantes da Europa, Estados Unidos, Ásia e África.

Continua depois da publicidade

Prevenção com base na ciência

O êxito do Método Kur, do Kurotel, é o uso de informações científicas e dados combinando com os hábitos necessários para alcançar melhor saúde. Quem está à frente desse trabalho é a diretora científica, a médica Mariela Silveira.

Em palestra na noite de inauguração do Espaço Kur, no Hubmed do centro de saúde MED-401, em Florianópolis, a especialista fez abordagem ampla sobre prevenção em saúde, com dados técnicos e pesquisas sobre o que pode fazer uma pessoa ter uma idade biológica maior ou menor.

Destacou que isso depende de diversos fatores, incluindo hábitos, alguns dos quais ajudam a melhorar a saúde e a ganhar anos de vida, e outros pioram.  

O Espaço Kur em SC oferece consultas médicas a cada 15 dias para interessados nesse tipo de medicina preventiva. O primeiro dia de atendimento será em 16 de abril, a próxima quinta-feira e a médica será Mariela Silveira. O espaço também conta loja com produtos cosméticos da marca para venda.

Continua depois da publicidade

No centro empresarial MED-401, kur está numa mesma área de medicina de estilo de vida no Hubmed, onde estão, também, as empresas  Sedo Farmácia da Mente, de Fernanda Bornhausen e Ana Paula Bornhausen; a Biogenétika, das empresárias Lia Kubelka e Elisa Kubelka e outras.