nsc
nsc

publicidade

Tecnologia

Jovens de Florianópolis são destaque em campeonato de robótica

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
15/10/2019 - 04h30 - Atualizada em: 15/10/2019 - 19h56
(Foto: Divulgação)

Para este Dia dos Professores, um exemplo de que a educação de qualidade transforma é o de estudantes da Escola Social Marista Lúcia Mayvorne, integrante da rede do Instituto Pe. Vilson Groh, do Bairro Estreito, de Florianópolis. Com aulas de robótica no contraturno escolar, eles aprenderam a programar e há duas semanas conquistaram um 2º um 3º lugar em robótica livre, no Festival Nacional de Robótica da PUC, em Porto Alegre. Foi uma grande conquista. Esse resultado foi possível graças a oportunidade gerada, excelência dos professores e a garra dos jovens.

Surpresa e ação 

Ao assistir à apresentação de robótica dos estudantes da Escola Social Marista Lúcia Mayvorne, ano passado, o superintendente da Fundação Certi e diretor de Inovação da Fiesc, José Eduardo Fiates, ficou surpreso e encantado com o conhecimento e o potencial dos jovens.

Esse foi o argumento para ele convencer o setor empresarial a investir na formação técnica de jovens de comunidades, tendo como base o trabalho do IVG. Os primeiros a abraçar essa causa com o Programa Pode Crer foram os empresários Jaime de Paula, Guido Dellagnelo, Waltinho Koerich, Zena Becker e Valério Gomes. Entidades fortes como a Fiesc, Acate e o Sebrae logo aderiram e outras entidades e empresas estão fazendo o mesmo.   

Investimentos 

Os centros de inovação social do Programa Pode Crer terão foco na formação múltipla de adolescentes e jovens, mas adultos também poderão frequentar e fazer cursos, informa Luicene Braun, diretora pedagógica do Instituto Pe.Vilson Groh. Estão previstos investimentos de R$ 5 milhões para os centros de inovação e cada um terá custo médio em torno de R$ 900 mil por mês.

Empresas e entidades parceiras estão sendo convidadas a investir nos centros e também nos custos mensais para oferecer as aulas de tecnologia, cultura, inglês e esportes no contraturno escolar. As aulas começam ano que vem e 300 estudantes já se inscreveram.

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade