Com foco na qualidade do atendimento e crescimento, a Floripa Airport, empresa do grupo suíço Zurich Airport, assumiu hoje 100% da gestão do maior aeroporto catarinense, o Hercílio Luz, em Florianópolis. Um exemplo de como a falta de infraestrutura limita o crescimento econômico foi dado pelo CEO da nova empresa concessionária, Tobias Markert: o terminal da capital tem demanda de tráfego aéreo 20% maior da atual, mas não pode atender essa expansão pela limitação de infraestrutura. O terminal foi projetado para 2 milhões de passageiros por ano, mas no ano passado, atendeu 3,8 milhões, quase o dobro. O tráfego aumentou 8% em 2017, frente a 2016. Se pudesse atender essa demanda reprimida, o aeroporto poderia alcançar 4,5 milhões de passageiros por ano.
Continua depois da publicidade
Markert falou em evento antes do descerramento da nova placa do aeroporto, com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, o secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, o cônsul da Suíça em SC, Luiz Gonzaga Coelho e outras autoridades. Segundo o executivo, pesquisas apontam que crescimento de 10% no movimento de aeroporto eleva em 0,5% o PIB.
Tanto o prefeito quanto o vice-governador afirmaram que vão priorizar o licenciamento do trecho da nova rodovia para o novo terminal aeroportuário, que começa a ser construído dia 15 deste mês e ficará pronto três meses antes. Conforme Moreira, se o Instituto Chico Mendes (ICMbio) não conceder a licença para a via na próxima terça, dia 12, o governo de SC vai criar uma força-tarefa para acelerar isso.
Markert falou para a coluna sobre as empresas interessadas em ampliar o número de voos.
-Temos satisfação de saber que são as quatro grandes empresas brasileiras que querem iniciar novos destinos para Florianópolis. São destinos que as pessoas precisam e não temos para oferecer, como Belo Horizonte. Também há mais demanda para Brasília. Hoje são apenas dois voos diretos um pela manhã e outro pela noite – afirmou ele.
Continua depois da publicidade
Segundo o executivo, há também demanda para destinos internacionais, como Argentina e outros países. Mas para isso é preciso ampliar a pista de pouso e decolagem, hoje com 2,3 mil metros. Essa é uma discussão que ocorre no momento. O plano seria aumentar em 500 metros.
Hoje, dia da estreia, serão 128 voos
Este 3 de janeiro, em que a Floripa Airport assumiu o aeroporto, é um dos dias de maior movimento no terminal. São esperados 128 voos, sendo 104 domésticos e 24 internacionais. Entre chegadas e partidas, serão atendidos no aeroporto 15.600 passageiros.
