nsc
    nsc

    Economia

    Ministra da Agricultura fala em mudar inspeção em frigoríficos

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    16/10/2019 - 04h30 - Atualizada em: 16/10/2019 - 07h50

    Durante a inauguração da ampliação de unidade da Aurora Alimentos, nesta terça-feira, em Chapecó, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a pasta vai mudar a forma como é feita a inspeção nos frigoríficos de carnes no país. O plano é delegar para as empresas fazer o autocontrole, seguindo as regras, e os fiscais agropecuários fazem as fiscalizações sobre o cumprimento das mesmas. Ela também falou da importância do cooperativismo para o desenvolvimento e defendeu mais assistência técnica ao pequeno produtor rural. 

    — Nós temos um bom sistema de sanidade hoje, mas o segmento das proteínas é tão grande no Brasil e exige tanto cuidado que nós vamos construir, juntos, o melhor sistema sanitário, de credibilidade de inspeção sanitária do mundo. E nós vamos dividir isso com vocês, faremos isso em conjunto. Sabemos que nós não temos pernas, hoje, para atender todo o potencial que o Brasil tem para fazer alimentos de qualidade, por isso vamos trabalhar em conjunto. Vocês (indústria) vão fazer e o Ministério vai auditar a qualidade e dar credibilidade – disse Tereza Cristina. 

    Inauguração 

    Suellen Santin / MB/Divulgação
    (Foto: )

    A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (C) e a vice-governadora Daniela Reinehr participaram da inauguração da ampliação de frigorífico da Coopercentral Aurora Alimentos, presidida por Mário Lanznaster (D). O investimento de R$ 268 milhões permitiu duplicar a capacidade da unidade, que agora é o maior frigorífico de suíno do Brasil.

    Ausência do governador 

    Foi lamentada a ausência do governador Calos Moisés da Silva na inauguração da ampliação do frigorífico Aurora, um dos maiores investimentos do ano no Estado. Vale destacar que a coopercentral, que vai faturar este ano R$ 10 bilhões, é a maior empregadora individual no Estado, com 29 mil postos de trabalho diretos. Seus donos são 65 mil produtores rurais. É um conglomerado com forte impacto na economia e na arrecadação, o que ajuda a pagar inclusive os salários dos servidores de SC, alguns bem altos. Os produtores rurais ficaram bem chateados com a ausência de Moisés. Convite não faltou. 

    ICMS na pauta 

    O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, retornou de férias e voltou a discutir cortes de incentivos. No início da tarde desta quarta-feira (16), vai se reunir com empresários do segmento de pequenos frigoríficos. Eles argumentam que estão com carga tributária maior e perdendo mercado, apesar do plano da Fazenda ter sido o contrário. O setor de água mineral também teve alta de ICMS e espera decisão da pasta. 

    Clientes do SPC 

    O Estado marca presença no 2º Encontro de Clientes Estratégicos SPC Brasil, em SP, que reúne 150 empresários do varejo nacional. Da CDL de Florianópolis foram cinco. São líderes das empresas Koerich, Kredilig, Carioca Calçados, Mundial Mix e Prático Negócios. O presidente da CDL, Ernesto Caponi, diz que é uma oportunidade para a troca de experiências. Um dos temas é crédito. 

    Adeus a Vieira 

    Santa Catarina se despede nesta quarta-feira (16) do economista e servidor público Antônio Carlos Vieira, o Vieirão, que por décadas atuou na gestão financeira do setor público. Secretário da prefeitura de São José desde 2013, ele colocou as finanças na linha, permitindo recursos para investimentos, informou a prefeita Adeliana Dal Pont, que lamentou a morte do secretário. 

    Palestra desta quarta

    A palestra com o economista Ricardo Amorim, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), será no auditório do SC-401 Square Corporate, às 20h. A programação anterior era de que seria no Teatro Pedro Ivo. 

    ​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas